Onça foi solta nesta quarta-feira pela equipe do Cempas de Botucatu — Foto: Cempas / Unesp Botucatu

Onça resgatada após se esconder em casinha de cachorro é solta e será monitorada

A onça que foi resgatada no último sábado (8) após se esconder em uma casinha de cachorro em Botucatu (SP) foi solta na natureza e será monitorada por meio do projeto do Instituto Pró-Carnívoros.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (13) pelo Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (Cempas) da Unesp de Botucatu.

A soltura foi realizada na quarta-feira (12) e o macho, que tem entre 2 e 4 anos, agora será acompanhado por meio de chip que foi instalado em uma espécie de colar colocado no pescoço do animal (assista ao vídeo abaixo).

VÍDEO: Onça resgatada após se esconder em casinha de cachorro é solta e será monitorada

O projeto é uma parceria do instituto com a AES Tietê e realiza o monitoramento desses animais em seu habitat visando a preservação da fauna no entorno das usinas.

Bombeiros resgatam onça parda escondida em casinha de cachorro em Botucatu — Foto: Cempas/Divulgação
Bombeiros resgatam onça parda escondida em casinha de cachorro em Botucatu — Foto: Cempas/Divulgação

Resgate

Para fazer o resgate participaram os bombeiros, a Polícia Ambiental e também veterinários do Cempas (Centro Especializado em Animais Selvagem), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp-Botucatu.

Os técnicos do centro utilizaram uma zarabatana para lançar dardos com tranquilizantes para conseguir resgatar o animal.

A onça-parda foi levada para o Cempas, onde passou por exames e recebia os cuidados no local até estar em condições de ser reintroduzida no habitat natural.

Equipe do Cempas aplicou um tranquilizante para conseguir resgatar o animal — Foto: Cempas/Divulgação
Equipe do Cempas aplicou um tranquilizante para conseguir resgatar o animal — Foto: Cempas/Divulgação

Fonte: G1

Bombeiros resgatam onça-parda escondida em casinha de cachorro em Botucatu, SP

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.