Operação apreende galos de rinha e pássaros silvestres ilegais em Curitiba, PR

Operação apreende galos de rinha e pássaros silvestres ilegais em Curitiba, PR

Dezesseis galos e sete pássaros silvestres foram apreendidos nesta segunda-feira (1º) após denúncias de maus-tratos. A ação conjunta aconteceu no bairro Parolin, em Curitiba, e uniu esforços da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da Rede de Proteção ao Animal de Curitiba.

Os galos foram encontrados com sinais de que eram submetidos a rinhas ilegais. As aves silvestres, por sua vez, eram mantidas em cativeiro sem as devidas licenças ambientais.

Um homem de 58 anos foi preso. “A denúncia chegou à Rede de Proteção Animal por meio do telefone 156. A delegacia foi acionada e começamos uma investigação. Chegando ao local, a suspeita se confirmou: a situação de maus-tratos também foi confirmada por médicos veterinários que acompanharam a ação. O suspeito foi levado à delegacia, onde foi dada a voz de prisão, e agora ele responderá aos procedimentos”, explicou o delegado Matheus Layola, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em entrevista ao Massa News.

Ele deverá ser indiciado pelos crimes de maus-tratos e manutenção de animais silvestres em cativeiro. Se condenado, o suspeito pode ser condenado a até dois anos de prisão, além de multa.

Destino dos animais

O Instituto Ambienta do Paraná (IAP) será o responsável por definir o destino dos animais silvestres. Até lá, os pássaros ficarão sob a guarda do Centro de Apoio à Fauna Silvestre do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Os galos serão microchipados. No futuro, serão encaminhados para adoção responsável.

Por Angelo Sfair

Fonte: Massa News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.