Operação resgata 44 animais criados em cativeiro e sob maus-tratos em Natal, RN

Ação foi realizada em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Serviços Urbanos (Semsur)

369
Operação resgata 44 animais criados em cativeiro e sob maus tratos em Natal (Foto: Divulgação)

Deflagrada na manhã desta segunda-feira, 28, uma operação que resultou no resgate de 38 aves silvestres, que estavam sendo criadas em cinco residências, no bairro de Lagoa Nova e 6 equinos criados sob maus-tratos na Cidade da Esperança. A ação foi realizada em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Serviços Urbanos (Semsur), Guarda Municipal e a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema).

Segundo o Delegado Márcio Delgado, titular da Deprema, que o local foi descoberto pela Polícia Civil, após uma investigação de uma suposta venda de materiais roubados naquela área foi identificado focos de criação clandestina de aves silvestres.  No momento do resgate todos foram identificados, porém só responderão a crime ambiental se for constatado através de laudo veterinário que houve maus-tratos, informa Delgado.

De acordo com o supervisor de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi, no local foi encontrado espécies como papagaio do pantanal, concriz, falo-de-campina, sabiá-laranjeira, cancão, golinha e pega que agora serão avaliadas e devolvidos a natureza. Além disso, a equipe também autuou no mesmo local três bares que não tinham licença ambiental para funcionar.

Em seguida a equipe se dirigiu para a Cidade da Esperança onde foi cumprido um mandado de judicial de reintegração de posse do prédio onde funcionou uma escola da ONG Meios. No local estavam sendo criados de forma ilegal e sob maus-tratos seis equinos entre cavalos e jumentos.  Esses animais foram recolhidos para o curral do Município pela equipe da Semsur, onde serão submetidos a tratamento médico-veterinário.

No final da manhã, o resultado da operação era 44 animais resgatados pelo grupo, nas zona sul e oeste da capital potiguar. A equipe da Semurb realizou ainda pela manhã a soltura das 38 animais silvestres no Horto Florestal Pitimbu.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.