Os animais e a triste jornada da humanidade

Os animais e a triste jornada da humanidade

A Associação de Defesa dos Animais de Cerro Largo (ANIMANIA) inicia o mês de maio com uma triste notícia. O abrigo temporário para cães em situação de risco, localizado na Rua Doutor João Sebastiany, será desativado. A decisão foi tomada pelo associado que emprestou o terreno para ajudar a associação, depois de intensas pressões – inclusive com denúncias na Prefeitura e ameaça de processo civil – sob a alegação de que o barulho dos cães incomoda os vizinhos. Agora, o esforço da Animania está sendo conseguir, o mais rápido possível, lares para os nove cães que se encontram no abrigo. E procurar outro Santuário para alojar os animais que precisam de um lar temporário, para se recuperarem dos traumas que sofrem.

Tão triste como o fim do abrigo temporário é a causa da decisão. Como uma pessoa pode achar que o barulho de um cão é a razão de sua infelicidade e problemas? A ponto de fazer pressão com denúncias e processos? Tenho uma sugestão para todos que acham que latidos de cães ou miado de gatos causam estresse e precisam acabar, de uma forma e outra: Procure sentar em um local calmo. Olhe para o horizonte e reflita, de forma profunda e honesta, se o barulho de cães, ou o miado de gatos é realmente a causa da sua ansiedade, de sua insatisfação. Não seria o caso de fazer exatamente o inverso? Adotar e dar muito amor para um animal abandonado?

Penso exatamente o contrário dos cidadãos descontentes. São os cães e gatos que ajudam os seres humanos a encontrarem paz, equilíbrio e tranquilidade, por serem muito sensíveis e só transmitirem amor. Sempre é bom lembrar as pesquisas que comprovam que o ser humano que convive com cão e gatos tem uma sobrevida de mais 10 anos pelos benefícios emocionais que os animais proporcionam, especialmente o fim da tristeza e depressão. Pessoa em paz consigo, e com a comunidade, dorme profundamente, sem se incomodar com latidos ou miado de gatos. Sabem e entendem que são sons que integram o processo da vida, como a chuva, o vento, as risadas, as conversas.

O local cedido para a instalação do abrigo foi adaptado em agosto de 2018 com a ajuda de pessoas da comunidade que sabem da importância de viabilizar um lar temporário para os animais abandonados. A Animania tem histórias muito lindas de cães que chegaram no abrigo machucados, desconfiados, medrosos e traumatizados. Depois de um tempo, recuperados, inclusive emocionalmente, foram encaminhados para lares amorosos. No momento, estão no abrigo nove cães que precisam de um lar. Como é o caso da Pipoca Doce, que foi abandonada, junto com outros quatro cães, no Bairro Brasília, pela família que se mudou para Guarani das Missões e simplesmente deixou eles para trás. Tem o Trevo, um lindo filhote abandonado no trevo de saída de Cerro Largo. Chegou medroso e muito arisco. Hoje, faz questão de abraçar o humano que o vai visitar, mostrando alegria e amor. Tem as irmãs Lola e Lili que foram abandonadas pela tutora que se mudou para Santa Catarina e simplesmente deixou elas para trás. Tem a Ruiva e a Lady Pipoca que foram abandonadas nas ruas de Cerro Largo porque são idosas. Só querem paz e um lugar tranquilo para relaxar. Nem fazem barulho de tão calmas que são. Tem o Timão, de porte pequeno, que foi deixado para trás, no Bairro Brasília, quando os tutores se mudaram.

Esses são apenas alguns exemplos dos perfis dos cães que encontram neste abrigo um santuário que ajuda na recuperação emocional dos maus tratos dos humanos. Todos os animais que são enviados para o abrigo são castrados, desverminados e recebem as vacinas necessárias. Desde julho de 2017, quando passou a funcionar, a Animania já ajudou mais de 500 cães e gatos, tanto encontrando lares quanto ajudando tutores com as despesas veterinárias. A média de tempo que um cão fica no abrigo é de dois meses, pois só deixam o local quando se encontram realmente recuperados emocionalmente para viver em um novo lar.

Um agradecimento especial ao casal Leonardo Terra Leite e Rosmeri pelo tempo que a Animania pôde usufruir do espaço na residência deles para alojar os cães que foram retirados de situações de extremo abandono e maus tratos.

Começa agora a tarefa de encontrar outro local para instalar um abrigo em Cerro Largo que se torne Santuário para os animais que precisam de proteção e cuidados veterinários.

Por Rosângela Zorzo (Associada da Animania)

Fonte: lhfranqui

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.