Oscar Horta


Apoio o fim da exploração animal

A exploração animal dana aos animais e os benefícios que os seres humanos obtêm disso não justificam essa exploração. De fato, os seres humanos não aceitariam nunca fazer a outros humanos o mesmo que eles fazem a outros animais. Por que é que então fazem isso aos animais de espécies distintas à humana? Por causa do especismo.
 
O especismo é a discriminação de quem não faz parte de uma certa espécie. Não há razão alguma que torne aceitável essa discriminação. Todos os seres sencientes têm interesses que é arbitrário não respeitar. Mas, a cada minuto que passa, milhões de animais morrem vítimas da exploração a que são submetidos pelos humanos, e muitos outros morrem também em situações nas quais os seres humanos poderiam ajudá-los. Esse é o terrível resultado do especismo.
 
Mas é possível avançar para um mundo sem especismo, em que tudo isso vá ficando atrás. Para isso, é necessário fazer com que toda a gente possível conheça as razões pelas quais o especismo não tem justificação.
 
Oscar Horta 
professor de filosofia moral na Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *