Pão de mandioquinha

Pão de mandioquinha
Ingredientes
  • Mandioquinha – 2 pequenas (250 g)
  • Polvilho doce – 1 1/3 xícara (150 g)
  • Polvilho azedo – 2/3 xícara (100 g)
  • Azeite de oliva – 70 ml
  • Água – 40 ml
  • Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Preparo
  1. Descasque a mandioquinha e corte em pedaços pequenos.
  2. Transfira para um panela e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficar macio.
  3. Escorra a água e amasse bem com um garfo até obter um purê liso. Se você tiver um espremedor de batata pode usar para amassar.
  4. Transfira para um recipiente grande e adicione os demais ingredientes. Comece misturando com uma colher até formar grumos, depois misture com as mãos esticando e sovando até obter um bola de massa lisa e homogênea.
  5. Preaqueça o forno a 180 ºC.
  6. Com as mãos, modele a massa em bolinhas do tamanho de ping pong. Disponha nas assadeiras, não precisa untar, deixando espaço entre cada uma para não grudar quando crescer.
  7. Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados.
  8. Retire do forno e sirva ainda quente.

Rendimento: 21 pãezinhos

Nota: A mandioquinha recebe outros nomes de acordo com a região do Brasil, como batata baroa ou batata salsa. Apesar dos nomes diferentes, todas são a mesma coisa: uma raiz amarelada rica em vitamina A.

Dica: Você pode incrementar o sabor com ervas secas a gosto, como manjericão, orégano, alecrim e tomilho. Ou aumentar o valor nutricional adicionando sementes de linhaça, gergelim ou chia.

Fonte:

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.