Parceria entre prefeitura e UFCG pode garantir atendimento a animais em Patos, PB

Parceria entre prefeitura e UFCG pode garantir atendimento a animais em Patos, PB

Em reunião realizada no auditório do Hospital Veterinário (HV) de Patos, secretarias municipais de Saúde e Agricultura, Vigilância Sanitária e direções do HV e da UFCG Campus Patos, discutiram parceria entre município e universidade que trará melhorias na situação dos animais de rua.

Na oportunidade foi discutida a elaboração de um projeto que visa a viabilização, por meios legais, de atendimentos médicos e ambulatoriais, além de exames para detecção de zoonoses e cirurgias para os animais abrigados no Canil Municipal, como também para animais de rua, numa próxima perspectiva.

A reunião tratou ainda das contrapartidas que serão dadas na execução da parceria para a preparação do ambiente propício para o atendimento, como também da mão de obra a ser disponibilizada. “É uma parceria juntamente com a UFCG para melhorar as condições desses animais que estão no canil, como também os de rua, para garantir atendimentos, medicação. A UFCG entra com a parte de atendimento e nós em contrapartida com medicação e infraestrutura,” revelou a secretária de Saúde de Patos, Priscila Gomes.

“Hoje foram discutidos os principais pontos dessa nossa parceria com a universidade. O hospital ele está disposto a fazer esse trabalho social, e nós já saímos hoje daqui com encaminhamento. O setor jurídico da secretaria de saúde vai verificar a legalidade dessa parceria, para em seguida ser aprovada nos conselhos tanto municipal, como também o conselho da universidade. A gente sai aqui na certeza de que em breve os nossos animais de rua poderão ter melhores condições,” comentou o secretário de Agricultura de Patos, João Paulo Lacerda.

O diretor do Campus da UFCG em Patos, Sérgio Ricardo, destacou a importância da colaboração das duas instituições na resolução de diversas necessidades dos animais do canil municipal e de rua.

“Gostaria de parabenizar esta ação imediata da prefeitura de ter essa preocupação com os animais, e nós como gestores da universidade temos que colaborar com as ações da nossa região. O primeiro contato é esse, de forma mais oficial, para que as primeiras ações elas possam acontecer. Então, a gente fica satisfeito com esse momento, porquê de uma forma mais efetiva a gente vê que a nossa contribuição junto com a prefeitura na preocupação para resolver parte desses problemas na nossa cidade,” disse o diretor do Campus da UFCG Patos, Sérgio Ricardo.

O diretor do Hospital Veterinário, Flávio Dantas, antecipou as ações que serão feitas através da parceria. “Após essa ação, o Hospital Veterinário vai entrar com o serviço de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, de forma mais ampla. Com isso a gente diminui a população de animais errantes pela cidade, em contrapartida a gente vai diminuir o risco de transmissão de zoonoses para a população,” falou.

Fonte: PB Agora

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.