Passados mais de 10 anos, Justiça do DF impede que animais do Le Cirque voltem para os tutores

Passados mais de 10 anos, Justiça do DF impede que animais do Le Cirque voltem para os tutores
Elefantes resgatados do Le Cirque em 2008. — Foto: TV Globo/ Reprodução

Uma decisão liminar (provisória) publicada nesta segunda-feira (29) impede que 22 animais do Le Cirque sejam devolvidos aos donos. Eles foram recolhidos em 2008, após denúncias de maus-tratos. A ação foi impetrada em Brasília pelo Ibama, onde o circo estava instalado à época.

O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF determinou que os animais “deverão permanecer onde estão atualmente”. Na decisão, o magistrado destaca que os bichos “estavam em situação de evidente maus-tratos, com saúde abalada e vivendo em condições insalubres” quando foram resgatados.

Ainda cabe recurso. A defesa do ‘Le Cirque’ disse que só vai se pronunciar depois de analisar a decisão.

Hipopótamo Iully é um dos animais do Le Cirque que estão no zoológico de Brasília. — Foto: TV Globo/ Reprodução

Relembre o caso

Os bichos foram apreendidos entre os dias 17 e 18 de agosto de 2008 em estradas e em uma chácara, em Mato Grosso do Sul. No dia 22 de agosto, após conseguir autorização judicial, o Ibama encaminhou 22 animais para o Zoológico de Brasília.

Eram quatro elefantes, um hipopótamo, duas lhamas, duas girafas, dois camelos, uma zebra e dez pôneis. Após uma viagem de mais de mil quilômetros, que durou dois dias, um dos pôneis morreu.

Animais apreendidos do Le Cirque. — Foto: TV Globo/ Reprodução

O juiz lembrou que, dez anos atrás, o circo não quis entregar os animais. Por isso, reforçou a necessidade de manter a apreensão.

“É evidente o risco de alienação ou sumiço dos animais, caso se permita que retornem à prisão dos réus, que já demonstraram temeridade suficiente para desafiar a ação dos poderes públicos.”

Em 2015, a decisão foi revista e os réus absolvidos. O processo transitou em julgado na esfera criminal. O último parecer corre na esfera civil e diz respeito a uma ação civil pública de ONGs de proteção a animais.

Girafa do Le Cirque. — Foto: TV Globo/ Reprodução

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.