Pasta de amendoim

Pasta de amendoim

Ingredientes

  • 2 xícaras de amendoim (300g) torrado ou não
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (opcional)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional)
  • 1 pitada de sal (opcional)

Preparo

Coloque os amendoins em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos. Mexa no meio do tempo para assarem por inteiro. Essa etapa é opcional, mas assar o amendoim intensifica o seu sabor, facilita na hora de descascar, e derrete seu óleo, facilitando na hora de triturar.

Retire do forno e deixe esfriarem um pouco antes de descascar, caso esteja usando com casca.

Coloque os amendoins em um pano de prato e esfregue para que as cascas se soltem com facilidade. Não precisa tirar toda a casca, mas quanto mais tirar melhor.

Transfira o amendoim ainda morno para um processador (mais indicado) ou liquidificador. Triture em potencia máxima.

O amendoim vai virar uma farofa e depois irá começar a grudar nas paredes do processador. Pare de bater de vez em quando para soltar a mistura das paredes e do fundo.

Repita esse processo algumas vezes, até que o amendoim comece a soltar o óleo e se transformar em pasta cremosa. Tenha paciência, isso pode levar uns 10 minutos. Quanto mais você bater, mais lisinha a pasta irá ficar.

Adicione o óleo vegetal, o açúcar e uma pitada de sal. Bata novamente até misturar os ingredientes.Transfira a pasta para um recipiente com tampa e armazene na geladeira.

Essa receita rende aproximadamente 3/4 de xícara de pasta de amendoim.

A pasta dura em média de 2 semanas se bem conservado na geladeira.

Fonte:

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.