Pasta de azeitonas pretas e amêndoas

Pasta de azeitonas pretas e amêndoas

RECEITAS papacapim pasta azeitona amc3aandoa2

Ingredientes

  • 2x azeitonas pretas (ou verdes, mas sempre usar as melhores azeitonas que você encontrar, idealmente as do tipo italianas ou gregas, conservadas no azeite e não muito salgadas.)
  • 1x de amêndoas inteiras (com a pele)
  • 2cs de passas
  • 2cs de azeite
  • 1cs de vinagre de sidra (ou vinagre de figo)
  • Pimenta-do-reino a gosto

RECEITAS papacapim amc3aandoas tostadas

Preparo

Toste as amêndoas em uma frigideira seca, até começarem a rachar (elas fazem um barulho estalado quando racham). Mexa algumas vezes durante o processo pras amêndoas tostarem dos dois lados. Deixe esfriar e, usando uma faca grande e afiada, pique grosseiramente.

RECEITAS papacapim azeitona preta

Retire os caroços das azeitonas e pique grosseiramente. Em um processador ou liquidificador, coloque todos os ingredientes e pulse algumas vezes, parando o motor e mexendo a pasta com uma colher. O ideal é obter pedacinhos bem miúdos, não uma pasta cremosa. Alguns pedaços maiores (principalmente de amêndoas) são bem vindos. Prove e acrescente um pouco mais de vinagre, se achar que precisa de mais um toque de acidez (o equilíbrio de sabores salgado/doce/ácido deve ser harmonioso, então cuidado pra não exagerar).

Rende aproximadamente 2 1/2x. Essa pasta se conserva (em pote de vidro bem fechado) algumas semanas na geladeira.

Fonte: Papa Capim

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.