Patrulha Rural e Zoonoses resgatam gato-macarajá em galinheiro, em Mogi das Cruzes, SP

Patrulha Rural e Zoonoses resgatam gato-macarajá em galinheiro, em Mogi das Cruzes, SP

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Patrulha Rural de Mogi das Cruzes resgataram um gato-maracajá no distrito de Taiaçupeba, na tarde desta segunda-feira (17). O animal, ameaçado de extinção, foi levado para o Parque das Neblinas, onde foi solto.

A descoberta do felino aconteceu depois que o dono de uma propriedade do distrito percebeu a movimentação no galinheiro. Quando ele chegou lá, o gato já havia comido uma das galinhas. Ele então prendeu o animal e solicitou apoio do CCZ.

Pelas características informadas, o veterinário do CCZ, Jefferson Renan de Araújo Leite, pensou se tratar de uma jaguatirica, porque nunca havia encontrado uma espécie do tipo na cidade.

Gato-maracajá encontrado em Mogi está ameaçado de extinção. — Foto: Jefferson Renan de Araújo Leite

“Eu sabia que ele ocorria por essa região, mas nunca tinha visto. Normalmente encontramos o gato-do-mato-pequeno, que é uma outra espécie, muito parecida”, conta o veterinário.

Ainda segundo o veterinário, o animal tem o tamanho de um gato doméstico e até alguns populares da região queriam levá-lo para casa, mas ele achou melhor soltá-lo na mata.

“Numa área urbanizada ele iria comer outros bichos e isso poderia dar problema, então preferimos levá-lo para o parque”, conta.

Araújo explicou que a fragmentação de matas e a caça colocaram a espécie na lista de ameaçada de extinção.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.