Pessoas viram algo muito estranho acontecendo na floresta…

Pessoas viram algo muito estranho acontecendo na floresta…
O momento em que Parry conheceu seu futuro melhor amigo, Chris, no Mefou Primate Sanctuary. - Foto: Amy Hanes/Ape Action Africa

Eles nem perceberam que alguém estava assistindo.Quando um pequeno gorila chamado Parry foi morar em um santuário, já tinha passado por muitas coisas.

Com apenas 5 anos de idade, Parry já havia sido sequestrado da natureza quando era apenas um bebê e mantido como animal de estimação. Mas quando ele se tornou muito grande para cuidarem dele, seus tutores o abandonaram na floresta.

Como ele não tinha aprendido nenhum instinto de sobrevivência (que normalmente teria aprendido com sua mãe), Parry foi encontrado esfomeado e agarrado a uma árvore onde encontrou algumas mangas para comer.

Felizmente, as autoridades sabiam exatamente o lugar certo para esse pequeno gorila desabrigado. Em 2016, Parry chegou ao Ape Action Africa’s Mefou Primate Sanctuary, em Camarões.

E foi aí que ele conheceu talvez o indivíduo mais importante de sua vida: Chris.

Chris chegara ao santuário três anos antes, quando ele era apenas um bebê gorila de 4 meses de idade.

Chris precisava de uma família tanto quanto Parry. Ele havia sido dado a um casal como presente, e quando o casal percebeu que não havia maneira de criar um gorila, levou-o para o santuário.

“Até que [Chris] tivesse 2 anos, ele foi cuidado por uma equipe de cuidadores e, como não havia outros gorilas muito jovens no santuário naquela época, viveu primeiro com Cazza e depois com Daphne, ambos chimpanzés jovens órfãos”, disse um porta-voz do santuário ao The Dodo.

Então, quando Chris e Parry se conheceram, os dois pareceram se tornar um pouco mais completos. Começaram imediatamente a brincar e lutar um com o outro, até que ambos desabaram de exaustão.

E desde então, suas brincadeiras só ficaram mais divertidas. Mais recentemente, os cuidadores conseguiram filmar apenas algumas de suas artes, quando os amigos nem sabiam que estavam sendo observados.

Foto: Jenny Brown/Ape Action Africa

Chris havia decidido que Parry, além de ser um grande amigo, também era uma escada e estava equilibrado nas costas de seu amigo, enquanto Parry tentava continuar andando.

https://www.facebook.com/ApeActionAfrica/videos/632065630544708/

Parecia que Chris talvez estivesse tentando investigar algo em uma árvore próxima, mas logo esqueceu quando começou a cair.

“Não temos certeza do que o jovem gorila Chris procurava na floresta”, escreveu o santuário, “mas Parry estava feliz em dar-lhe um pouco de apoio antes que eles desfrutassem de uma rodada entusiasmada de luta”.

Foto: Jenny Brown/Ape Action Africa

Para primatas, “andar de cavalinho” é surpreendentemente sério, brincar de fato ajuda os jovens macacos a consolidar laços sociais e desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Que brincar também seja muito divertido, é apenas um alegre bônus.

Foto: Amy Hanes/Ape Action Africa

“Todos nós precisamos de um amigo como Parry que nos dê apoio e também nos faça rir!”, o Ape Action Africa escreveu.

Você pode ser amigo de Chris e Parry, assim como de muitos outros primatas resgatados, fazendo uma doação para o santuário que eles chamam de lar.

Por Sarah V. Schweig / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.