Petição contra animais nos circos recolhe mais de 20.000 assinaturas em Portugal

Petição contra animais nos circos recolhe mais de 20.000 assinaturas em Portugal

A Associação Animal remeteu esta sexta-feira ao parlamento uma petição com mais de 20.000 assinaturas contra a utilização de animais nos circos, um tema para o qual foi criado um grupo de trabalho em sede parlamentar.

“Submetemos as assinaturas online e temos mais em papel, mas sabendo que há um grupo de trabalho, não quisemos deixar passar mais tempo”, disse à agência Lusa a presidente da Animal, Rita Silva.

O parlamento tem em apreciação iniciativas legislativas de vários partidos no sentido de acabar com a exibição de animais nos circos e das condições de cativeiro em que são mantidos.

Após o debate em plenário realizado em dezembro, foi esta semana decidido pela Comissão de Cultura a criação de um grupo de trabalho, que, além de analisar os diferentes projetos de diploma, vai promover audições a diversas entidades.

A Animal recordou esta sexta-feira, em comunicado, que esteve envolvida no trabalho de sensibilização junto do parlamento quando da criação da legislação de 2009.

A associação afirma que a lei não tem sido cumprida e que tem recebido muitas queixas: “Infelizmente pouco ou nada mudou”, lê-se no documento.

Por Um Circo Mais Humano” é o nome da campanha que desenvolveu junto da população e que deu agora origem à petição. De acordo com a Animal, há uma sensibilidade cada vez maior da sociedade para este problema.

Várias figuras públicas participaram nesta campanha, nomeadamente as atrizes Jessica Athayde e Sara Prata, o músico Rui Reininho e a cantora Lena d’Água.

ASSINE A PETIÇÃO!

Fonte: Lusa via SIC Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.