Pinguim passa por reabilitação após ser encontrado em praia no litoral de SP

Pinguim passa por reabilitação após ser encontrado em praia no litoral de SP
Pinguim é achado debilidado em praia de Ilha Comprida (SP) — Foto: Divulgação/IPeC

Um pinguim foi resgatado pelas equipes do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) após banhistas o encontrarem bastante debilitado em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Esse é o primeiro pinguim vivo resgatado pelo instituto nessa temporada e a previsão é que ele volte para a natureza em breve.

De acordo com a bióloga do Centro de Reabilitação do IPeC, Lisa Oiveira, o pinguim resgatado em Ilha Comprida é da espécie Spheniscus magellanicus, mais conhecida como pinguim-de-magalhães. A migração da espécie, natural da Argentina, é comum nessa época, quando bandos procuram águas mais quentes como as brasileiras para reprodução e alimentação.

Banhistas encontram o pinguim machucado na segunda-feira (13) e acionaram o Corpo de Bombeiros que, por sua vez, chamou os biólogos do IPeC para resgatar o animal. “Ele chegou ao instituto abaixo do peso, desidratado e com machucado nos dois pés. Esse é o primeiro pinguim vivo que resgatamos nessa temporada”, explica a bióloga.

Pinguim é achado debilidado em praia de Ilha Comprida (SP) — Foto: Divulgação/IPeC
Pinguim é achado debilidado em praia de Ilha Comprida (SP) — Foto: Divulgação/IPeC

O novo hóspede do centro de reabilitação passou por avaliação clínica com uma equipe de veterinários e biólogos e deverá ficar uns dias em quarentena, recebendo cuidados especiais até que esteja pronto para ir para o recinto das aves.

“Vamos tentar estabilizar o quadro de saúde dele, que ainda apresenta temperatura alta, e tratar os machucados nos pés. Ele ainda não consegue andar, mas a esperança é que depois de curado ele volte a caminhar normalmente.”

A expectativa é que o pinguim seja devolvido para o mar após a reabilitação, mas isso só pode acontecer em bando. Por isso, se nenhum outro animal da espécie for resgatado com vida na região, o pinguim será levado para o sul do país onde o resgate é mais comum para que seja solto em bando.

IPeC

O IPeC é uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.