Pinturas enormes de pombos revelam a inesperada beleza dessas aves

Pinturas enormes de pombos revelam a inesperada beleza dessas aves

Recentemente, artistas e fotógrafos amantes de animais dedicaram seus talentos para ajudar uma criatura esquecida: o pombo comum. Ao provarem que essas aves são mais do que somente um pontinho na paisagem urbana, essas pessoas criativas mostraram sua beleza através de fotografias, estudos de voo, e, graças à artista Adele Renault, impressionantes pinturas de pombos.

Renault cria pinturas realísticas que oferecem um olhar íntimo para esses animais esquecidos. Apesar de as peças variarem de tamanho, desde trabalhos pequenos em telas aos murais monumentais, todos elas destacam e iluminam as penas iridescentes, faces expressivas e poses poderosas dos aparentemente “pombos desajeitados”.

Embora Renault trabalhe com fotos de aves reais, ela não inclui nenhum pedaço de seus habitats em suas pinturas. Ao invés disso, ela os mostra contra cenários austeros de preto, branco ou dourado, que chamam atenção nos detalhes que os tornam tão especiais. “Seus animais são pintados iguais aos das fotos”, seu website explica, “mas, são então isolados de seu contexto, aumentados e iluminados com a luz do sol”.

Tanto quanto a beleza diversificada de suas musas, Renault possui uma abordagem eclética para exibir seu trabalho. Suas peças podem ser encontradas em galerias famosas, espaços públicos, e agora dentro das páginas de um livro. Feathers and Faces (Penas e Faces) mostra as pinturas de pombos de Renault com outras pinturas de indivíduos igualmente ignorados, ilustrando a “beleza escondida e discreta de objetos e assuntos do dia-a-dia”.

Artista Adele Renault cria pinturas que capturam a elegância inesperada dos pombos.

Cada pintura de pombo mostra a beleza de suas penas e a natureza expressiva em suas faces.

Elas variam de trabalhos pequenos em telas…

…a murais monumentais!

Renault também compilou essas pelas em um belo livro, Feathers and Faces.

 

Fotos: Adele Renault: Website | Instagram | Facebook

Por Kelly Richman-Abdou / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: My Modern Met


Nota do Olhar Animal: Concordamos, são mesmo muito belas. Mas entendemos que este julgamento, sobre serem belas ou não, é uma questão de opinião. O que não é uma ‘questão de opinião’ é o fato de serem sencientes, de serem capaz de sentir dor e prazer e de que têm algum grau de consciência sobre o que acontece com si próprias. E isso deveria garantir a elas o respeito aos seus interesses próprios, como o interesse em viver.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.