Placas são ignoradas e crime ambiental é rotina no Parque da Gruta, em Santa Cruz do Sul, RS

Placas são ignoradas e crime ambiental é rotina no Parque da Gruta, em Santa Cruz do Sul, RS
Painel orienta para os riscos de dar comida a animais silvestres (Foto: Rodrigo Assmann)

Nem as placas de orientação, nem as câmeras de vigilância mudaram os hábitos de quem frequenta o Parque da Gruta. Visitantes continuam alimentando os macaquinhos que aparecem “fazendo sala” por lá. A Gazeta do Sul flagrou o ato bem próximo ao painel com a regra que proíbe a oferta de comida aos animais, instalado pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) considera como maus-tratos a alimentação inadequada de animais silvestres. Isso porque a comida humana causa consequências malignas aos animais. Assim, quem alimentar os macacos na gruta pode responder por crime ambiental. No entanto, ainda não foram aplicadas sanções administrativas aos visitantes flagrados.

Conforme a assessora de desenvolvimento de políticas ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Daniele Jaqueline Silveira, há necessidade de revisar a legislação municipal para que fique mais clara e gere segurança jurídica para as partes envolvidas. Desde a instalação das câmeras de vigilância, todos os visitantes que interagem com os macados são registrados. “A transformação não é instantânea, mas temos avançado”, disse.

Até o momento, foi criada uma comissão de trabalho para tratar assuntos relacionados ao bem-estar e proteção da fauna silvestre no município. A equipe já identificou a área de inter-relação entre humanos e animais. O próximo passo é firmar uma parceria com o Ibama para o treinamento de técnicos para manejo de animais. Também estão sendo estruturados programas de monitoramento da fauna e de educação ambiental nas escolas públicas.

Parque de Aventuras

O Parque de Aventuras, instalado no Parque da Gruta, oferece diversão e adrenalina para santa-cruzenses e turistas desde dezembro do ano passado. No local, tirolesa, escalada, arvorismo, trilha e rapel fazem com que pelo menos 200 pessoas saiam da rotina a cada fim de semana. De acordo com o proprietário da Up Aventuras – empresa responsável pelas estações, Theo Machado, o local tem atraído, principalmente, pessoas de fora da região.

Desde o início deste mês, segundo Machado, o parque começou a receber visitas de escolas durante a semana. Esses passeios acontecem mediante agendamento. Fora isso, o Parque de Aventuras funciona aos sábados e domingos, das 13 horas às 19h30. A próxima novidade a chegar será o bungee trampolim. O equipamento é uma espécie de cama elástica em que os saltos são monitorados por cabos elásticos presos na cintura do aventureiro, que pode fazer acrobacias.

A partir de janeiro, melhorias vão acontecer

O investimento em melhorias no Parque da Gruta faz parte de um plano para fortalecer, ainda mais, o turismo em Santa Cruz. Por isso, a partir de janeiro alguns restauros vão começar a ser feitos. Além de reparar danos nas escadarias que levam à gruta e às cascatas, uma ponte pênsil será instalada nas proximidades do lago.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Flávio Bender, o planejamento de revitalização do Parque da Gruta está em fase de coleta de orçamentos. Segundo ele, reparos emergenciais serão executadas em janeiro, com recursos próprios. As obras maiores ficarão para o meio do ano.

Uma das novidades será a implantação de uma escola ambiental. “Vamos buscar recursos via Projeto de Preservação de Patrimônio Histórico, já que o abastecimento de água de Santa Cruz do Sul iniciou no Parque da Gruta”, explica. Uma reforma no restaurante do local também será executada.

Por Heloísa Corrêa

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *