PM Ambiental flagra maus-tratos a lobo-guará e galos em Dois Córregos, SP

PM Ambiental flagra maus-tratos a lobo-guará e galos em Dois Córregos, SP

O Policiamento Ambiental localizou na manhã desta sexta-feira (5), espingardas, munições e galos em situação de maus-tratos em uma propriedade rural do Bairro Morro Alto no município de Dois Córregos (73 quilômetros de Bauru).

Policiais ambientais no desenvolvimento da Operação “São Paulo Mais Seguro” desencadeada em todo Estado de São Paulo, receberam denúncia que em uma propriedade rural de Dois Córregos, haveria animais em maus-tratos, bem como um dos moradores teria atirado em um lobo-guará em data anterior.

Ao chegaram ao local da denúncia e, após contato com o proprietário que autorizou a entrada da equipe para os procedimentos de fiscalização, os policiais localizaram no interior de viveiros, seis galos confinados em ambientes sem a devida limpeza, com água suja e alimentação insatisfatória, sendo que os animais apresentavam hematomas espalhados pelo corpo e esporas serradas.

Os policiais localizaram no interior dos viveiros, algumas buchas, equipamentos que são costumeiramente utilizados em rinhas.

Em uma varanda foram localizados dois sábias anilhados, porém o proprietário não é criador cadastrado no Ibama.

Nos fundos da residência, foi localizada uma espingarda calibre 36, uma espingarda de pressão que foi adaptada para o uso de munições de calibre 22 e 47 munições de diversos calibres.

Policiais localizaram armas e munições no interior da residência - Foto PM Ambiental/Divulgação
Policiais localizaram armas e munições no interior da residência – Foto PM Ambiental/Divulgação

Diante do ocorrido, o infrator, um homem de 53 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de armas e munições, pelo crime de maus-tratos e por crime de manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental.

Administrativamente, a PM Ambiental aplicou no infrator auto de infração ambiental no valor de R$ 18 mil por praticar ato de maus-tratos a animais domésticos (galos), e de advertência por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização da autoridade ambiental competente (sábias), sendo que os galos e os pássaros foram apreendidos.

Após registro de boletim de ocorrência, o infrator permaneceu preso na cadeia pública local ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Bocaina Informa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.