PM apreende 450 filhotes de pássaros sendo transportados de forma irregular em GO

Todos os animais estavam em gaiolas no porta malas de um carro de passeio. Duas pessoas foram presas.

230
No momento da apreensão, pelo menos 30 animais estavam mortos (Foto: PM)
No momento da apreensão, pelo menos 30 animais estavam mortos (Foto: PM)

Dois homens, pai e filho, foram presos na madrugada desta terça-feira (26), no município de Barro Alto, por transportar 450 filhotes de pássaros de forma irregular. Entre os animais estavam 419 curiós e 31 papagaios, sendo que pelo menos 30 deles já estavam mortos no momento da apreensão.

Tenente do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Eurípedes Dias conta que todos os animais eram transportados no porta malas de um carro de passeio. Paulo de Sousa Calmon, de 71 anos, e Rodrigo de Barros Calmon, de 30 anos, foram presos no km 95, da GO 080; eles saíram do Pará e iam em direção a Minas Gerais.

“Os dois já eram monitorados pelo serviço de inteligência da PM. Suspeitávamos que eles usariam duas rotas ao passar por Goiás e os surpreendemos na GO 080”, explica o tenente. Dias afirma que, por serem filhotes, os animais precisam ser alimentados em intervalos de pelo menos três horas, mas os responsáveis pelo transporte faziam o trajeto sem paradas.

Os filhotes foram levados ainda de madrugada para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em Goiânia. Eles já foram alimentados e medicados. Como são filhotes, devem ser devolvidos à natureza.

Por Karla Araujo

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.