Animais estavam em local inadequado / foto: PM de Meio Ambiente

PM de Meio Ambiente fecha canil clandestino em Ituiutaba, MG

A Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente fechou um canil clandestino em Ituiutaba na manhã desta quinta-feira (30).

Os militares compareceram em três residências situados nos bairros Junqueira, Santa Maria e Camargo, para atender denúncia de maus-tratos a animais domésticos —cães. De acordo com a denúncia haveria grande quantidade de cães nas residências.

De posse das informações, os militares de Meio Ambiente deslocaram até as residências com a finalidade de verificar a pratica de maus tratos a animais. Após ser procedida fiscalização nesses locais, foi verificado que uma senhora de 60 anos criava grande quantidade de cães das raças shitzu e lulu-da-pomerânia.

Em análise aos animais e ao recinto em que viviam não foi constatada a prática de maus tratos a animais nesses locais.

Em seguida, foi realizada fiscalização a uma terceira residência situada no bairro Camargo. No local, foi realizada fiscalização e verificada a prática de maus tratos aos cães, que viviam em recinto desprovido de limpeza e desinfecção. Alguns animais apresentavam pelagem “embolada”, além de outros fatores, demonstrando, dessa forma, o descuidado de seu dono.

Alguns cães apresentavam pelagem ’embolada’ / foto: PM de Meio Ambiente
Alguns cães apresentavam pelagem ’embolada’ / foto: PM de Meio Ambiente

Os animais foram previamente avaliados pelo médico veterinário do Centro de Zoonoses de Ituiutaba/MG. Conseguinte, foi constatado que os animais estavam em situação de maus tratos.

Segundo a denunciada, ela comercializava alguns filhotes apenas para manter as despesas de seu canil, mas que não tinha o intuito de auferir lucro.

Diante dos fatos, os animais foram removidos pelos Policiais Militares Ambientais e direcionados para clínica veterinária. Os animais estão sendo avaliados, tratados e posteriormente destinado para adoção.

A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba — SPAI — está trabalhando em conjunto com a PM do Meio, ao propósito de levar mais qualidade de vida aos animais. Neste caso, vai dar o encaminhamento necessário para os animais e custear todo tratamento.

Em virtude dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência — TCO— para a tutora dos animais.

Animais receberam tratamento em clínica / foto: PM de Meio Ambiente
Animais receberam tratamento em clínica / foto: PM de Meio Ambiente

CRIME DE MAUS TRATOS

Maus Tratos a Animais é Crime Ambiental descrito no artigo 32 da Lei Federal 9605/98.

“Nesse sentido, é de suma importância esclarecer e orientar as pessoas que desejem adquirir animais domésticos como cães, gatos, etc., que os adquiram de pessoas e empreendimentos regulares, que assegurem segurança e bem-estar dos animais, com observâncias as normas ambientais e sanitárias vigentes. Com isso, evita-se que a manutenção e surgimento de novos criatórios clandestinos de animais”, disse a assessoria da PM de Meio Ambiente.,

Em caso de maus tratos a animais ou a incidência de qualquer crime ambiente, informações podem ser repassadas à PM de forma anônima via 181.

Fonte: Tudo em Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.