Polícia ambiental faz operação contra caça ilegal de animais em SC

Polícia ambiental faz operação contra caça ilegal de animais em SC

“Operação Órion” deflagrada na manhã desta terça feira, 09 de outubro, pela Polícia Militar Ambiental do Estado de Santa Catarina (3ª Cia do 2º BPMA – Canoinhas) em conjunto com o ICMBio/FLONA desmantelou rede de sete acampamentos de caçadores na margem direita do Rio Canoinhas, no interior da Floresta Nacional de Três Barras.

A Operação contou com a utilização de três viaturas com carreta, três embarcações com motor de popa e a participação de doze Policiais Militares Ambientais e um Analista Ambiental do ICMBio, que organizados em três guarnições embarcadas, percorreram cerca de 20 quilômetros do Rio Canoinhas no limite Oeste da FLONA, identificando possíveis entradas de caçadores e seus respectivos acampamentos.

Através de incursões nas matas ciliares do Rio Canoinhas, os acampamentos foram localizados, desmontados e incinerados pelos agentes, que ainda recolheram cerca de 200 quilos de lixo entre garrafas de vidro, garrafas PET, latas de alumínio e utensílios de cozinha, que foram encaminhados à Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos de Três Barras para posterior envio ao Aterro Sanitário de Mafra.

Segundo a Lei nº 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais e o Decreto Lei nº 6.514/08, penetrar em Unidade de Conservação para exercer a atividade da caça implica em multa e detenção de seis meses a um ano para o infrator, que responderá ainda a dois processos, um Administrativo no ICMBio e outro Criminal na Justiça Federal.

O nome da operação faz menção ao personagem da mitologia grega Órion, gigante caçador a serviço de Ártemis, Deusa da Caça.

VÍDEO: Polícia ambiental faz operação contra caça ilegal de animais

Nossos agradecimentos ao Major PM Christopher Rudolf Froehner comandante da 3ª Cia do 2º BPMA da cidade de Canoinhas, ao Sub Tenente PM Antônio Marcos Iarrocheski Ribas, que coordenaram esta ação fiscalizatória e a todo o efetivo militar envolvido na sua execução, pelo apoio na gestão e proteção da Floresta Nacional de Três Barras.

Por Carlos Ribeiro

Fonte: Folha Douro Verde

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.