Polícia apreende 108 pássaros da fauna silvestre em Viçosa, MG

Denúncia anônima levou os policiais até uma residência no Bairro de Fátima.

219
Polícia apreende 108 pássaros da fauna silvestre em Viçosa. (Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente / Divulgação)
Polícia apreende 108 pássaros da fauna silvestre em Viçosa. (Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente / Divulgação)

Uma denuncia anônima levou a Polícia Militar Ambiental a uma residência no Bairro de Fátima, em Viçosa, nesta quarta-feira (9) onde encontraram 108 pássaros da fauna silvestre em um criadouro irregular.

As aves, popularmente conhecidas como canário da terra, estavam em 59 gaiolas. Tudo foi apreendido e levado para o quartel. Os animais, após análise dos veterinários, serão soltos na natureza.

O idoso, por não possuir autorização para criação expedida por órgão ambiental, assinou um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mas irá comparecer a audiência marcada para próxima terça-feira (15).

Conforme determina a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, combinado com o Decreto Nº 6524/2008, a multa para quem é flagrado com aves silvestres sem autorização dos órgãos competentes é de R$ 500 por individuo de espécie não constante listas oficias de risco ou ameaças de extinção e R$ 5 mil por individuo de espécie constante de lista oficias de fauna brasileira ameaçada de extinção.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 ou 155.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.