Polícia Civil resgata galos vítimas de maus-tratos e aves silvestres mantidas em cativeiro no PA

154
Polícia Civil resgata galos vítimas de maus-tratos e aves silvestres mantidas em cativeiro no PA

Policiais civis da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) deflagraram, na manhã desta terça-feira (13), a operação “Buiúna”, nos bairros do Curió-Utinga, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua, na região metropolitana, para combate a crimes ambientais de maus-tratos e de manter animais silvestres em cativeiro. Ao todo, 15 galos da raça Índio Brasileiro, usados em rinhas de briga, e duas aves da fauna silvestre mantidas em cativeiro, foram apreendidos. Duas pessoas foram autuadas por crimes ambientais na DEMA. Segundo o delegado Luís Xavier, diretor da DEMA, os galos resgatados eram submetidos a rinhas e apresentavam diversas lesões provenientes das brigas a que eram submetidos. As aves foram encontradas em uma residência situada na Passagem Santa Fé, no Icuí-Guajará.

No local, os policiais civis apreenderam a rinha utilizada nas lutas dos galos e ainda diversos apetrechos usados nas aves, como biqueiras e botoneiras, além de produtos veterinários usados nos animais. O proprietário dos galos, Moisés Moura da Conceição, foi conduzido à sede da DEMA, onde foi autuado com base no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98), por maus-tratos.

No bairro do Cúrio-Utinga, na capital paraense, a equipe policial apreendeu um papagaio e um sabiá na casa localizada na Passagem Santa Inez. O dono do imóvel, Edson Batista de Aguiar, irá responder por manter animais da fauna silvestre em cativeiro. As diligências tiveram início após denúncia anônima formalizada junto ao Disque Denúncia, por meio do fone 181. O trabalho dos policiais teve a coordenação da delegada Tereza Macedo, com apoio dos investigadores Antonio Monteiro, Marcelo Tobias, Nilson, Lourival, Bastos e Antonio Bonfim e escrivão Aroaldo.

Fonte: Extra do Pará

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.