Polícia colombiana captura rãs venenosas que seriam levadas à Alemanha com conexão aérea em SP

Polícia colombiana captura rãs venenosas que seriam levadas à Alemanha com conexão aérea em SP
Oophaga lehmanni

A Polícia da Colômbia apreendeu no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, 400 rãs venenosas e prendeu um colombiano que pretendia levá-las ao Brasil e depois à Alemanha, informou, em comunicado, a Secretária Ambiental de Bogotá neste sábado (13).

Os anfíbios estavam escondidos em pequenos recipientes geralmente usados para guardar rolo de filme fotográfico, mas foram detectadas através do aparelho de raio X.

O detido, que ficou à disposição das autoridades, disse ter sido contratado por um alemão, que pagou para que ele levasse de avião os animais de Bogotá a São Paulo e de São Paulo à Alemanha.

As rãs venenosas, das espécies Oophaga lehmanni e Oophaga histrionica, foram capturadas nos departamentos de Chocou e de Valle del Cauca. Cada animal pode chegar a valer US$ 500 mil.

Os animais, que foram avaliados e identificados por especialistas da Secretaria Distrital de Ambiente, estavam em condições precárias e foram enviados ao Instituto de Proteção e Bem-estar Animal da Prefeitura de Bogotá.

De acordo com a organização União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a Oophaga lehmanni está em risco de extinção e a população da Oophaga histrionica tem diminuído significativamente.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.