Cerca de 50 animais silvestres, a maioria papagaios, foram entregues à polícia em Unaí (Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente / Divulgação)

Polícia realiza campanha para entrega voluntária de animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiros em Unaí

Cerca de 50 animais silvestres, a maioria papagaios, foram entregues de forma voluntária à Polícia Militar de Meio Ambiente em Unaí, no Noroeste de Minas. Segundo a PM, a entrega faz parte de uma campanha, que tem como objetivo promover a educação ambiental no município.

De acordo com o sargento Reinaldo Gurgel, a ideia é alertar a população das consequências penais e administrativas que podem sofrer por manter animais silvestres em cativeiro sem possuir a autorização do órgão competente.

“O público-alvo da campanha é pessoas humildes, que na maioria das vezes nem sabem que estão cometendo um ilícito penal, e ainda não dispõem de recursos financeiros para arcar com a penalidade administrativa de R$ 17.232 por ave, conforme prevê o novo decreto estadual ambiental. Aquele que realizar a entrega até a data final da campanha não sofrerá as penalidades da multa administrativa”, explica o militar.

Os animais podem ser entregues no pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente, que fica na Rua Anacleto Ferreira, 87, Bairro de Lourdes, até quinta-feira (12). Os animais entregues serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde serão cuidados até serem devolvidos à natureza.

Segundo a polícia, após a data da campanha ações de fiscalização serão realizadas com o intuito de localizar os animais que continuam sendo mantidos irregularmente em casas e cativeiros na região. Ainda segundo o órgão, outros municípios do Noroeste de Minas também recebem a campanha a partir do dia 14.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.