Polícia resgata macaco em situação de maus-tratos, em Manaus, AM

Polícia resgata macaco em situação de maus-tratos, em Manaus, AM
Macaco-prego foi resgatado e levado para o Ibama (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um macaco-prego foi resgatado durante a sétima fase da Operação Beethoven, deflagrada nesta terça-feira (20), na Zona Leste de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, o animal vivia em condições precárias e estava desnutrido. Uma mulher, de 25 anos, foi levada para a delegacia.

De acordo com o delegado Samir Freire, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), a operação foi iniciada após a polícia receber denúncias indicando um endereço, situado no bairro Tancredo Neves, onde um macaco estaria sendo maltratado.

A equipe foi até o local e confirmou as informações. “Encontramos precariedade nas condições de moradia, maus-tratos e desnutrição do macaco-prego, em poder de uma mulher, que foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimento”, disse o delegado.
Segundo Freire, durante as fiscalizações são observadas as condições físicas dos animais, local de criação, alimentação, água, vacinação e cuidados veterinários. Também é levada em conta a quantidade de animais, estabelecida na Lei Municipal nº 1530, de 26 de setembro de 2011.

O animal resgatado foi encaminhado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para receber os cuidados necessários.
A responsável pelo animal assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus-tratos, previsto no Artigo 32 da Lei nº 9605/98. Em seguida recebeu orientações e foi liberada para responder pelo delito em liberdade.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *