Polícia vai investigar morte de cavalos enforcados em árvore no RJ

Polícia vai investigar morte de cavalos enforcados em árvore no RJ

O delegado Henrique Pessoa informou nesta segunda-feira (11) ao G1 que vai abrir um inquérito sobre a morte de cavalos por enforcamento no bairro Cascatinha, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

VÍDEO: Cavalos morrem enforcados em Nova Friburgo

Os animais foram encontrados mortos amarrados em uma corda na manhã de domingo (10). Uma moradora registrou a cena de crueldade em um vídeo (veja acima), que causou revolta na internet.

O delegado titular da 151ª Delegacia de Polícia disse que ninguém fez o registro do crime, mas o caso ganhou grande visibilidade e chegou até a polícia. Henrique Pessoa acrescentou que o dono dos animais foi identificado e é reincidente no crime de maus-tratos.

“O dono desses cavalos já tem antecedente por maus-tratos. Ele já deixou um cavalo cair e morrer um tempo atrás”, afirmou.

A polícia fará diligências para apurar as circunstâncias da morte.

O delegado também afirmou que vai pedir à Prefeitura que intensifique o trabalho de fiscalização nos bairros Cônego e Cascatinha.

“A Prefeitura tem que fiscalizar melhor. Tem vários cavalos soltos, inclusive na Via Expressa. É preciso um trabalho para coibir”, disse Henrique Pessoa.

Em nota, o município informou que a subsecretária de Bem-Estar Animal, Monique Malhard, agendou um horário com o delegado para fazer o registro da ocorrência no início da tarde desta segunda-feira. Segundo ela, o delegado é engajado com a causa animal e quer detalhes sobre o caso.

A pena para o crime de maus-tratos a animais pode ser multa ou detenção.

O caso
Os cavalos morreram enforcados por uma corda amarrada em uma árvore no bairro Cascatinha.

De acordo com uma mulher que passou pelo local e não quis se identificar, um dos cavalos era um filhote.

“Eu fiquei muito chocada. São duas vidas, uma falta de amor ao próximo. Foi uma cena muito triste”, lamentou.

A Prefeitura removeu os corpos dos animais, que foram levados para a Empresa Brasileira de Meio Ambiente, a EBMA. O local recebe o lixo produzido na cidade e também faz a incineração.

O município informou que conseguiu a documentação dos animais e o endereço do proprietário. O homem seria criador. A prefeitura vai verificar em que condições vivem os animais e disse que vai colocar microchips para a identificação dos que forem localizados.

Por Juliana Scarini, G1 — Nova Friburgo

Fonte: G1

Cavalos morrem enforcados por corda amarrada em árvore no RJ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.