Poluição é principal responsável pela morte de animais marinhos no litoral de AL em 2018

Poluição é principal responsável pela morte de animais marinhos no litoral de AL em 2018
Dentre os materiais encontrados nos animais estão lixo, látex, plástico, redes, cordas de pesca, e até tecla de computador.

Quase 2 mil animais marinhos, muitos deles ameaçados de extinção, foram achados mortos no litoral de Alagoas no ano passado. Os biólogos afirmam que a poluição ou a interferência humana, como a pesca, foram os principais motivos disso acontecer.

Esses encalhes são monitorados em praticamente todo o litoral pelo Instituto Biota de Conservação. Em sete meses de trabalho, foram encontrados 1.742 animais encalhados, vivos ou mortos. Segundo a instituição, um dos fatores que mais contribuiu foi a interação humana.

Do total, foram encontrados:
1.487 tartarugas marinhas de várias espécies;
224 aves, como fragatas ou pardelas;
31 mamíferos, sendo golfinhos ou baleias.

VÍDEO: Quase 2 mil animais marinhos são encontrados encalhados no litoral alagoano no ano passado

“A gente tem encontrado animais com interação com pesca, com resíduo antrópico, como plástico, e alguns, embora a gente não consiga identificar a causa da morte, pela situação do litoral e dados globais, a gente consegue saber que a morte tem interferência humana”, disse a coordenadora de pesca do Biota, Waltyane Bonfim.

Dentre os materiais encontrados nos animais estão lixo, látex, plástico, redes, cordas de pesca, e até tecla de computador.

De acordo com o coordenador de Laboratório de Biologia da Marinha da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Robson Santos, no Brasil, em algumas regiões, os índices de animais encontrados com lixo no organismo ficam entre 60% e 100%.

“Todo o descarte irregular de lixo, seja ele feito em qualquer lugar, mesmo não sendo descartado diretamente na praia, de algum modo, ele acaba chegando até o mar, seja pela chuva ou rio. É importante a preocupação pelo descarte adequado, ou seja, separando reciclado, que volte para o ciclo de produção e não alcançar o mar e ser ingerido”.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.