População denuncia matança de cachorros na zona rural de Ribeira do Pombal, BA

118
População denuncia matança de cachorros na zona rural de Ribeira do Pombal, BA

Moradores da fazenda Cumbe, zona rural de Ribeira do Pombal/BA, estão revoltados com a matança de cachorros que vem ocorrendo na localidade, segundo eles, provocada por um homem que provoca o envenenamento dos animais.

Um morador da fazenda, que preferiu não se identificar, afirma que o suspeito coloca veneno em pequenos pedaços de carne, e distribui em diversos pontos da localidade. Segundo ele, isso ocorre há cerca de 10 anos, porém nos últimos meses a quantidade de cachorros mortos subiu muito, chegando de 10 a 12 animais por semana.

O aumento no índice teria ocorrido porque o suspeito mudou o hábito de colocar o veneno apenas em sua propriedade, passando a deixar também em vizinhos o composto conhecido popularmente como “bola”.

Matar cachorro – ou qualquer outro animal – é crime. Não importa se o animal é doméstico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço.

Fonte: Rádio Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.