Porco-espinho foi capturado na área central em Capinópolis. (Foto: Polícia Militar ambiental)

Porco-espinho é resgatado na área central em Capinópolis, MG

O ouriço-cacheiro estava acuado em árvore na área urbana de Capinópolis. Depois de capturado, foi solto em reserva ambiental na região

Nesta quinta-feira (05), Policiais Militares Ambientais pertencentes a da 9º CIA PM Mamb lotados na cidade de Ituiutaba/MG foram acionados para comparecer na área central da cidade de Capinópolis/MG onde teria animal silvestre acuado em uma árvore.

A guarnição Policial Militar Ambiental ao chegar no local constatou se tratar de um Ouriço Cacheiro conhecido popularmente como “porco-espinho” que estava em cima de uma árvore acuado.

Os policiais militares ambientais fizeram a correta contenção e captura do animal.

Este animal tem corpo coberto por espinhos e por ser de pequeno porte para se mostrar maior quando se sente acuado ou em perigo arrepia seus espinhos, ai as pessoas pensam que ele vai lançar os espinhos porém isso não ocorre, mesmo assim na maioria das vezes por esta crendice, o animal acaba sendo morto.

Na zona rural é muito comum o cão aparecer com boca cheia de espinhos e ser alegado que o ouriço lançou contra o cão, mais uma crendice na verdade o cão tenta morder o animal e os espinhos se soltam.

O aparecimento de animais silvestres reforça a ideia que a expansão da urbana e nossas fronteiras agrícolas diminuem o habitat natural, assim migram para centros urbanos em busca de alimento, água e abrigo.

O animal esta aparentemente saudável e bem ativo e será solto em seu habitat natural, uma reserva de cerrado a 10 km da cidade de Capinópolis, onde terá água, abrigo e alimento em abundância, minimizando as chances desse animal migrar para o centro urbano.

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (Ligação gratuita e anônima) e no caso da cidade de Ituiutaba/MG tem a disposição também o número 198, assim o trabalho dos Policiais Militares Ambientais pode ser mais efetivo.

Fonte: Tudo em Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.