Prédio da Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (RS) é vandalizado e animais são soltos

Prédio da Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (RS) é vandalizado e animais são soltos

A Secretaria Municipal de Proteção Animal de São Leopoldo, no Vale do Sinos, foi alvo de uma ação de criminosos na madrugada desta terça-feira (9). O prédio do órgão, que fica no Centro da cidade, foi arrombado por uma janela, teve portas danificadas, documentos rasgados, espalhados, vidros quebrados e paredes e pisos sujos. 

Os ladrões ainda levaram microondas e itens de cozinha, além da Kombi da pasta. O  veículo era o único disponível na secretaria, usado para transportes de animais machucados e atropelados, e era emprestado por uma autarquia municipal. Sem ele, os serviços serão interrompidos. Em grave crise financeira, a prefeitura de São Leopoldo não teria dinheiro para pagar a Kombi aos donos e comprar uma nova. O outro carro que a pasta tinha, um Santana, foi roubado em maio deste ano e localizado destruído.

Os bandidos também soltaram cerca de dez animais que estavam em um canil na secretaria. Os animais foram resgatados por servidores do órgão durante a madrugada.

Prédio foi arrombado por janela, que teve vidro quebrado
Prefeitura de Novo Hamburgo / Divulgação

Uma testemunha contou ao secretário municipal de Proteção Animal, Anderson Ribeiro, que um casal cometeu o crime e que entrou no prédio por volta da 1h. Pelas características do crime, o secretário suspeita que pode ter sido cometido por pessoas que recentemente foram alvo de multas por maus tratos a animais.

— Muitas ações a gente já não podia fazer por medo da criminalidade, ou por sofrer ameaças diretas ou indiretas, por causa do crime organizado que nos coage. Agora, confirmou isso, a gente não tem segurança para trabalhar — lamentou Ribeiro.
A estimativa preliminar da pasta é que gaste ao menos R$ 60 mil para o reparo dos danos do ataque.

A Brigada Militar e a Guarda Municipal passaram a madrugada procurando por suspeitos e pela Kombi furtada, mas não obtiveram sucesso. Ao longo desta manhã, servidores irão fazer o inventário dos itens perdidos.

Por Vitor Rosa

Fonte:  Gaucha

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.