Prefeito de João Pessoa (PE) visita ambulatório recém-inaugurado da Bica

Prefeito de João Pessoa (PE) visita ambulatório recém-inaugurado da Bica
Fonte: Secom/JP

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prestou uma homenagem à guarda civil municipal Ana Carolina Colaço Vasconcelos, na manhã deste sábado (8), durante a visita que fez ao Ambulatório Clínico Veterinário do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), recém-inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O ambulatório recebeu o nome da ex-servidora, que faleceu após um acidente de trânsito no último dia 28.

“Ana Carolina era servidora da Guarda Municipal mas suas raízes na Prefeitura estavam fincadas na Bica, já que era onde ela exercia seu trabalho há três anos no grupo de Ação Ambiental. Por isso, resolvemos prestar esta homenagem a ela na entrega do novo ambulatório totalmente reformado, um reconhecimento pelo trabalho importante que ela prestou junto à nossa administração”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O local foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos para melhorar o atendimento dos animais que habitam o parque e também ter capacidade para atender animais silvestres apreendidos ou resgatados.

Com as novas instalações, o ambulatório passa a contar com um minicentro cirúrgico, estufa, além de uma área exclusiva para os cuidados neonatal. O ambulatório também foi totalmente climatizado e recebeu ambientes setorizados. Foram construídos recintos de recuperação com área de proteção evitando fugas, área específica para filhotes e áreas separadas para animais que estão na fase menos intensiva de recuperação.

Além do atendimento aos animais em melhores condições, o novo ambulatório também tem a função de incrementar a formação de profissionais. Com mais infraestrutura, os profissionais já contratados pelo Parque Arruda Câmara poderão ter melhor acesso a técnicas da medicina veterinária. A direção do local também estuda parcerias para ajudar na capacitação de outros profissionais de fora e estudantes da área.

Ação de cidadania

Já na Comunidade Beira da Linha, no Alto do Mateus, a PMJP realizou neste sábado (8) uma ação conjunta das secretarias de Saúde (SMS), Habitação (Semhab) e Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de promover a saúde dos moradores e estimular ações para a qualidade de vida dos mesmos.

O trabalho foi acompanhado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo. Com o apoio de uma equipe de médicos e enfermeiros da Saúde da Família, foram oferecidos exames básicos, verificação da pressão arterial, taxas de colesterol, índices de glicemia, além de serviços odontológicos.

“É extremamente importante este tipo de atividade integrada, pois fortalece as ações da saúde e cidadania já existentes nas comunidades, humanizando ainda mais as políticas desenvolvidas pela prefeitura. Já viemos realizando trabalhos na Comunidade Beira da Linha e esta é mais uma ação para contribuir com esta população carente para se prevenir de doenças, elevar a autoestima e valorizá-los”, disse a primeira-dama, Maísa Cartaxo.

A PMJP também disponibilizou o Banco de Direitos para auxiliar os moradores com orientações de como se cadastrar nos programas sociais, como Pronatec, Projovem, Bolsa Família e Banco Cidadão, além de ações de beleza e lazer.

A escolha dos locais para as ações, segundo o secretário adjunto da Habitação, André Coelho, se dá a partir de uma avaliação da secretaria. “Acompanhamos estas ações realizadas com base nas comunidades que serão atendidas pelas ações da habitação. São comunidades que estão passando por um cadastramento para que os moradores sejam encaminhados para projetos habitacionais futuros”, explicou André Coelho.

Fonte: Paraíba Online 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *