Prefeitura de Arapiraca (AL) vai recolher animais soltos em vias públicas

Objetivo é evitar acidentes e transmissão de doenças. Ação é realizada no Bosque das Arapiracas, no bairro Capiatã.

256

O Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca (CCZ) vai recolher, a partir desta segunda-feira (27), animais de grande porte, a exemplo de cavalos, que estiverem circulando livremente no Bosque das Arapiracas, no bairro Capiatã.

Segundo a prefeitura do município, a ação, tem o objetivo evitar acidentes em vias públicas e a transmissão de doenças.

Na última sexta-feira (24), foi realizada uma reunião para comunicar sobre o início do recolhimento, além de falar sobre a lei que proíbe a permanência de animais soltos nas vias públicas.

Estiveram presentes representantes das secretarias de Serviços Públicos e de Agricultura e Meio Ambiente, do CCZ, líderes comunitários, carroceiros e proprietários de cavalos.

De acordo com a Lei 1997/97, artigo 127 do Código Municipal de Saúde de Arapiraca, “é proibida a permanência de animais soltos nas vias públicas, praças, estradas ou caminhos”.

O médico veterinário do CCZ, Félix Carolino, disse que é importante a colaboração dos proprietários dos animais. “É importante que os donos dos animais entendam que as vias públicas são para a circulação de pessoas. E que a Lei se baseia no bem-estar da população. No caso do Bosque das Arapiracas, a presença constante de animais tem causado preocupação e, por isso, estamos tomando as medidas legais”, explica.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Proteger os animais parece ser um propósito desconsiderado pelas autoridades. Ao menos na matéria não é citada qualquer preocupação com eles.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.