Prefeitura de BH começa a preparar bloco cirúrgico onde capivaras da Pampulha serão esterilizadas

Prefeitura de BH começa a preparar bloco cirúrgico onde capivaras da Pampulha serão esterilizadas
Plano de manejo ainda precisa de autorização do Ibama (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Foram iniciados nesta segunda-feira os trabalhos para a esterilização das capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente começaram a fazer o trabalho de dedetização da área externa, capina e limpeza de contêineres onde serão realizadas as cirurgias. As medidas estão sendo tomadas depois da morte de um homem de 42 anos, vítima de febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato-estrela, que tem os roedores como um dos hospedeiros. Continua depois da publicidade

Manejo de capivaras na Pampulha se arrasta e temor de febre maculosa é real
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, nesta terça-feira devem começar o trabalho de seva com alimentos para atrair os animais. Reuniões serão feitas por técnicos para saber quais serão os locais estratégicos para receber o material. Além disso, serão transportados os mobiliários necessários para fazer a esterilização dos animais.

A proposta apresentada pela Secretaria prevê a esterilização dos animais, além da aplicação nos animais de substância para eliminação do carrapato-estrela, transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii, que causa a febre maculosa. A prefeitura se mobilizou para fazer o manejo dos animais, ao custo de R$ 500 mil.

Os animais serão atraídos com uma isca alimentar e conduzidos a uma área de contenção no Parque Ecológico da Pampulha, na orla da lagoa. No parque, serão sedados, anestesiados e levados para um bloco cirúrgico dentro das dependências da unidade de conservação. As capivaras passarão por um procedimento cirúrgico para a esterilização (ligadura de trompas nas fêmeas e vasectomia nos machos) e terão a aplicação de carrapaticida no corpo. No pós-operatório, receberão medicação para dor e antibióticos. Recuperadas, retornarão para a orla da lagoa.

Para realizar o manejo, a Prefeitura precisa de um termo de referência e licença para o monitoramento e controle dos animais silvestres que é emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão, os documentos estão em análise. Assim que estiver pronto, um parecer será encaminhado para a administração municipal. Não há um prazo para ser realizado.

Por João Henrique do Vale

Fonte: Estado de Minas


Nota do Olhar Animal: Este é o procedimento CORRETO para o controle populacional de capivaras, assim como é no caso de cães, javalis, javaporcos, etc.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *