Foto: Reprodução/ Internet

Prefeitura de Campina Grande (PB) é autorizada a contratar clínicas veterinárias para atender animais

Um projeto de lei de autoria do vereador Olímpio Oliveira (MDB) autoriza a Prefeitura de Campina Grande a realizar contratação de clínicas veterinárias, para realizar castrações e atendimentos ambulatoriais a cães e gatos de famílias de baixa renda.

Durante entrevista à Rádio Campina FM, o vereador disse que há muito tempo a cidade sente a falta de uma clínica veterinária pública, para atender os animais de estimação dessa faixa da população e que, além de tudo, é preciso que o município cumpra uma lei federal que exige que se tenha ações em prol do controle populacional de cães e gatos.

– O projeto vai funcionar da mesma forma que funciona a saúde humana. A secretaria de Saúde vai contratar serviços diversos das clínicas veterinárias através de convênio legal, com respaldo na lei, e se fazendo um encaminhamento através das unidades básicas de saúde, agentes de saúde e outros – ressaltou.

Olímpio destacou que ações à favor da população canina e felina da cidade é sempre algo muito difícil de se destacar no orçamento municipal, pois, como não existe um programa nacional destinado à saúde dos animais, fica complicado para o município prestar contas dos gastos ao Ministério da Saúde, já que não há uma previsão orçamentária para isso.

O parlamentar disse que, com possíveis mudanças nesses parâmetros, garante a utilização de verbas públicas destinadas à saúde animal e, com a lei de sua autoria, o município de Campina Grande já estaria adequado à nova legislação.

*Informações da Rádio Campina FM

Fonte: Paraíba Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.