Prefeitura de Rio Claro (SP) rompe contrato com empresa que administrava canil

Prefeitura de Rio Claro (SP) rompe contrato com empresa que administrava canil
Veterinário aparece levantando gato pela coleira em Rio Claro (Foto: Reprodução/ EPTV)

Após denúncia de supostos maus-tratos contra animais, a Prefeitura de Rio Claro (SP) decidiu romper o contrato com a empresa que administrava o canil municipal. A sindicância que apurava o caso ainda não foi concluída.

O rompimento foi publicado no Diário Oficial do município. Com a rescisão, a prefeitura assume os serviços no canil temporariamente.

Canil municipal passou por vistoria em Rio Claro (Foto: Ministério Público do Meio Ambiente)
Canil municipal passou por vistoria em Rio Claro (Foto: Ministério Público do Meio Ambiente)

Entenda o caso

No início do mês de setembro, vídeos e fotos de supostos maus-tratos foram enviados por uma mulher para dez pessoas que trabalham em ONGs de proteção aos animais.

Em uma das imagens, um cachorro que acabou de passar por uma cirurgia anda por uma baia com muito sangue. Em outro vídeo, um gato, que parece já ter sido anestesiado, cai da mesa de atendimento e o funcionário o levanta pela coleira.

O veterinário que fez o procedimento, Murilo Lautenschlager, disse que o gato era muito agressivo e essa foi a única forma de conter o animal para aplicar o sedativo.

Cadela aparece em meio a sangue e com pedaço de intestino para fora em canil de Rio Claro (Foto: Reprodução/ EPTV)
Cadela aparece em meio a sangue e com pedaço de intestino para fora em canil de Rio Claro (Foto: Reprodução/ EPTV)

Já sobre a cadela, o dono da empresa que administra o canil, Rodrigo Furlaneto Rossi, disse que foi um caso atípico e negou maus-tratos. Segundo ele, após uma castração, a cadela mexeu no colocar de proteção e na roupa durante a noite. Ela foi levada para cirurgia novamente, mas não resistiu.

Leia também

ONG divulga imagens de supostos maus-tratos a animais no Canil Municipal de Rio Claro, SP

O canil de Rio Claro acolhe cães e gatos que sofreram maus-tratos ou algum tipo de lesão, como atropelamento, e também faz castrações. Hoje, atende cerca de 50 animais por mês e a empresa terceirizada administra o canil desde 2015.

O procurador geral municipal, Rodrigo Raggiante, disse que, dependendo do resultado da investigação, o contrato poderia ser cancelado.

Fiscalização

No dia 5 de setembro, o Ministério Público do Meio Ambiente de Rio Claro e a Polícia Militar Ambiental fizeram uma vistoria no canil municipal e, segundo o promotor de Justiça Gilberto Porto Camargo, não foram encontradas irregularidades. O promotor informou na ocasião que as denúncias de maus-tratos ainda serão investigadas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *