Prefeitura quer ceder prédio para implantação de hospital veterinário em Santa Cruz do Sul, RS

Prefeitura quer ceder prédio para implantação de hospital veterinário em Santa Cruz do Sul, RS
Prédio fica onde funcionava o antigo shopping de fábricas, em Linha Pinheiral

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul quer ceder um prédio 1,8 mil metros quadrados para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) implantar um hospital veterinário. A casa de saúde deve ser usada pelo curso de Medicina Veterinária da universidade.

O local fica em Linha Pinheiral, onde funcionava uma fábrica de tripas. O prédio está avaliado em um R$ 1,2 milhão. A informação foi divulgada pelo prefeito Telmo Kist (PP) na manhã desta sexta-feira, 15, em entrevista à Rádio Gazeta.

Ouça a entrevista na íntegra:

Conforme Telmo, é preciso criar um projeto de lei para a realização da cessão de uso, que pode durar 20 anos e depois ser prorrogada por mais 20. “Estamos oferecendo isso para a Unisc e, em troca, o hospital oferece atendimento médico veterinário para os animais do canil e das pessoas de baixa renda”, explica.

Pelo acordo, a Prefeitura entra com o prédio e a Unisc com os equipamentos. Além disso, as modificações e adaptações da estrutura podem ser feitas por meio de recurso da Câmara. A sugestão do prefeito é que o Legislativo leiloe um terreno na Rua 7 de Setembro, que não está sendo usado há, pelo menos, 21 anos. “A Prefeitura não vai deixar essa proposta cair”, reforça.

Para a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, a proposta apresentada pela Prefeitura foi uma surpresa positiva. “O local é amplo e muito adequado”, observa. Carmen também relata que já reuniu os pró-reitores da instituição para falar sobre o assunto e que a equipe está fazendo os encaminhamentos internos para que se avance o mais rápido possível na execução da proposta. “Com isso nós temos uma coisa muito bonita para a nossa cidade: parceria e cooperação entre o Poder Executivo, a Câmara de Vereadores e a Unisc. Só quem vai ganhar é a população”, salienta.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a intenção do grupo é que as obras sejam concluídas ainda neste ano. Ele também ressalta que através desta parceria, a Unisc oferecerá como contrapartida serviços de castrações, pequenas cirurgias e atendimentos emergenciais aos animais resgatados pela Prefeitura.

O prefeito, a reitora da Unisc e a presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz, estiveram reunidos nessa quinta-feira, 14, para tratar o assunto.

Referência

Segundo Régis, como o valor referente ao leilão do terreno que será feito pela Câmara de Vereadores será superior ao custo necessário para as adequações do prédio onde funcionará o Hospital Veterinário, a sobra do recurso poderá ser aplicada em um centro de bem-estar animal. O local será usado para acolher os animais vítimas de maus tratos. “É um novo Canil Municipal”, observa.

Desta forma, segundo o secretário, onde funciona o Canil Municipal a Prefeitura buscará implementar um centro de controle de zoonose, para agir no controle de doenças e evitar epidemias no município. “Teremos um Hospital Público Veterinário, o centro de bem-estar animal e um centro de controle de zoonose. Seremos, com certeza, referência nos cuidados com os animais”, salienta.

Andreas Koehler e Diego Prado de Vargas com a planta do hospital - Foto: Lula Helfer
Andreas Koehler e Diego Prado de Vargas com a planta do hospital – Foto: Lula Helfer

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.