Professor registra BO e pede punição após ter gato envenenado

Professor registra BO e pede punição após ter gato envenenado

O professor Landim Neto registrou boletim de ocorrência e está pedindo solução para um caso grave de maus-tratos ocorrido neste sábado (3). Seu gato Francisco, de apenas dois anos, foi envenenado e deve ficar com sequelas da ação criminosa. 

O tutor conta que percebeu que o gato não estava bem e logo levou ao médico veterinário. Inicialmente, a recuperação de Francisco parecia improvável, mas ele reagiu bem à medicação.

Landim diz que suspeita de vizinhos, que chegaram a reclamar do comportamento dos quatro gatos que o professor mantém em sua casa. As reclamações aconteciam devido a um comportamento normal dos animais: correr sobre os telhados das residências.

“Esse animal foi deixado na minha porta e eu comecei a cuidar, talvez até um vizinho que deixou e agora por incompreensão das pessoas, fazem isso”, declarou.

Na clínica, o animal foi internado e se recuperou bem, mas está com dificuldades para andar, sequela que pode ser permanente. Agora, o professor quer providências para o caso.

“As pessoas não podem achar que isso vai ficar assim, que qualquer um pode fazer isso. Eu vou pedir investigação porque não quero que isso ocorra novamente. Quem faz isso com um bichinho, para deixar ele morrer agonizando, é uma pessoa sem afeto, um covarde, é algo muito cruel”, lamentou o professor.

O animal já está em casa e Landim aguarda posicionamento da Polícia Civil sobre o caso.

Legislação

A ação constitui violação do artigo 32 da Lei 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, que descreve como crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal. De forma geral, a sentença é convertida em penas alternativas.

Por Por Maria Romero

Fonte: cidadeverde.com

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *