Programa de castração de cães e gatos em Uberaba (MG) já supera 580 cadastros

Programa de castração de cães e gatos em Uberaba (MG) já supera 580 cadastros

O último balanço do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Uberaba, realizado no dia 1º de março, apontou que 581 donos de animais tinham se cadastrado. Os dados são do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias.

De acordo com o levantamento, do total de cadastros, 219 foram em cadelas, 136 em gatas, 155 em cães e 68 gatos. Outros três animais não foram identificados se eram fêmeas ou machos. Ainda segundo o balanço, 273 cadastros foram feitos via formulário no site da Prefeitura e 297 por telefone.

O projeto de castração busca diminuir a natalidade desenfreada dos animais, reduzir a população de animais de rua e o risco de transmissão de zoonoses. Todos os animais castrados serão identificados e ficarão registrado no município por meio de implantação de microchip.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, ressaltou que os animais abandonados estão sujeitos a maus-tratos e também a acidentes de trânsito. Ainda segundo Lara, o aumento populacional de cães e gatos prejudica a limpeza urbana.

Etapas

Na primeira etapa do programa, os cães machos serão castrados pelo método farmacológico. Depois, em uma segunda etapa, cães e gatos, machos e fêmeas, serão castrados cirurgicamente.

A Prefeitura de Uberaba explicou que a castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Porém, por meio de parecer, o conselho destacou a importância de ser acompanhada da castração de fêmeas e ações de educação sanitária para a guarda responsável.

Lara Rocha lembra que o departamento segue as medidas recomendas pelo CFMV e, por isso, os donos podem ficar tranquilos ao submeterem os animais de estimação aos procedimentos.

Cadastro

Os interessados precisam estar cadastrados no programa “Bolsa Família” e os animais devem estar em boas condições de saúde e terem a partir de 4 meses a 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, além de levá-lo ao exame pré-operatório, ao procedimento de castração e pelo tratamento pós-operatório.

Para realizar o cadastro é necessário acessar a página da Prefeitura de Uberaba ou pelos telefones (34) 3315-4173 ou 3317-4655, que também servem para esclarecimentos de dúvidas. O interessado deverá ter em mãos o número do Número de Identificação Social (NIS) no momento do cadastro.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.