Programa fará cerca de 20 castrações de cães e gatos por dia em Caxias do Sul, RS

Contrato com empresa havia terminado em março.

217
Último contrato para castrações de cães e gatos havia terminado em 19 de março (Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS)
Último contrato para castrações de cães e gatos havia terminado em 19 de março (Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS)

O novo programa de castrações e microchipagem em cães e gatos no município de Caxias do Sul prevê cerca de 20 procedimentos por dia. Estão sendo castrados animais de famílias de baixa renda e também animais de rua. O programa foi retomado na segunda-feira (2). O último contrato para prestação desse tipo de serviço encerrou no dia 19 de março deste ano. O contrato tem validade de 12 meses e investimento de R$ 960 mil.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da secretaria municipal do Meio Ambiente, Marcelly Paes Felippi, desde o término do contrato, o trabalho era realizado apenas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que firmou um convênio com a prefeitura em janeiro. Esse convênio não gera custos ao município porque o trabalho é feito por professores e estudantes do curso de medicina veterinária. Como se trata de um convênio, são, em média, 12 atendimentos por semana, entre atendimentos clínicos e castrações. Mesmo com o novo contrato, o convênio com a UCS permanece.

Ainda segundo Marcelly, durante o período sem a empresa contratada, a prefeitura fez o agendamento das castrações solicitadas e também as visitas aos bairros para fazer o levantamento dos animais de rua. Já há lista para os próximos 15 dias. Enquanto isso, seguem as visitas e inscrições.

Fonte: Gaúcha ZH

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.