Proibição do uso de animais em testes de cosméticos é debatida na Comissão de Meio Ambiente do Senado

Proibição do uso de animais em testes de cosméticos é debatida na Comissão de Meio Ambiente do Senado
Ativistas vestidos com máscaras de animais e fantasias fizeram protesto em frente ao Ministério de Ciência e Tecnologia pedindo a proibição de testes em animais | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A proibição do uso de animais em testes na indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfume será debatida em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) na quarta-feira (24). A iniciativa é do relator da proposta na comissão, senador Jorge Viana (PT-AC).

De acordo com o Projeto de Lei da Câmara 70/2014, os testes em animais somente serão permitidos em produtos com ingredientes que tenham efeitos desconhecidos no ser humano e caso não haja outra técnica capaz de comprovar a segurança das substâncias.

Para participar da discussão, foram convidados o coordenador-geral de Saúde e Biotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luiz Henrique Mourão de Canto Pereira; o presidente da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Sérgio Pompilio; o diretor do Departamento de Pesquisa e Toxicologia da Organização Internacional Humane Society, Troy Seidle, e a diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia de Fátima Plaza Nunes.

A audiência será interativa, com início previsto para 12 h, no Plenário 15 da Ala Senador Alexandre Costa.

Fonte: Agência Senado


Nota do Olhar Animal: As exceções na proibição mostram que a discussão continua se dando em cima das conveniências humanas. De qualquer forma, se aprovada, a medida será um avanço.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *