Projeto Adote promove a adoção de 265 animais em Araguaína, TO

Projeto Adote promove a adoção de 265 animais em Araguaína, TO

Desde sua criação, o Projeto Adote, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, já deu a 265 cães e gatos a oportunidade de ter um novo lar. A página do projeto no Facebook, criada em abril do ano passado, contribuiu para reduzir o tempo de espera dos animais pela adoção.

Logo que são recebidos e têm a saúde atestada, os bichinhos são fotografados e as fotos postadas na rede social. Não demora para que os interessados em adotar entrem em contato e procurem o CCZ para formalizar a adoção.

Desde que o Projeto Adote foi criado, 290 animais saudáveis foram recebidos ou recolhidos pela unidade e encaminhados para adoção, sendo 222 cães filhotes e 51 adultos, e 13 gatos filhotes e 4 adultos.

“Dos 290 animais recebidos, 25 infelizmente acabaram morrendo antes de serem adotados. Isso porque foram separados da mãe antes do período adequado, que é de pelo menos 30 dias”, comentou o coordenador do CCZ, Henrique Xisto.

Quem levou um novo amigo pra casa

O João Marcelo Gomes foi um dos primeiros a adotar por meio do projeto. Ele conta que já tinha vontade de criar um bichinho e quando viu as fotos dos cãezinhos no perfil do CCZ, não teve dúvidas, chamou a esposa e os filhos pra irem juntos escolher um novo amigo pra levar pra casa.

A família escolheu uma cadelinha, que recebeu o nome de China. “Meus filhos se apegaram muito a ela, sempre muito carinhosa e brincalhona”, comentou. A China acabou sendo levada para o Maranhão pelo sogro de João Marcelo, que já planeja adotar outro cãozinho. “Ela está sendo bem cuidada lá. E nós estamos aguardando nossa casa nova ficar pronta, assim que nos mudarmos, adotaremos outro cãozinho”, afirmou.

Fotos: Marcos Filho Sandes/Ascom

Guarda responsável

Antes de adotar um animal é preciso refletir sobre alguns pontos, como espaço; disponibilidade de tempo para cuidar dele por até 20 anos; decisão conjunta, como fez o João Marcelo, entrando em acordo com toda a família; e disponibilidade de recurso, pois além de amor e abrigo, o animal precisa de alimentação, vermífugos, vacinas, antipulgas e cirurgia de esterilização.

No momento da adoção dos animais, a pessoa assina um termo de responsabilidade e comprometimento. Nele estão contidas normas como não mantê-lo preso em espaços pequenos ou em correntes, garantir sua saúde física fornecendo água, abrigo, alimento adequado, higiene, vacinas e levá-lo regularmente ao veterinário.

“Um cão ou gato pode viver até 15 anos ou mais, e durante todo este tempo serei responsável pelo seu bem-estar, principalmente durante sua velhice. O não cumprimento dos itens acima poderá ser interpretado como maus-tratos”, orienta o termo.

Contato

O CZZ de Araguaína fica na Avenida Verdes Mares, nº 21, no Parque Sonhos Dourados. Em caso de dúvidas, moradores podem entrar em contato no CCZ pelos seguintes telefones: 0800 646 7020, 3415-5307 ou 3411-7040.

Por Mara Santos

Fonte: Surgiu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.