ONG Engenharia Solidária já faz o recolhimento de tampinhas plasticas no município - Foto: Camila Domingues / Agencia RBS

Projeto arrecada cartelas de medicamentos para castrar cães abandonados em Caxias do Sul, RS

Ajudar os animais abandonados de Caxias do Sul ficou ainda mais simples. A ONG Engenharia Solidária, reconhecida na cidade por recolher tampinhas de plástico, agora também arrecada cartelas de medicamento vazias. A entidade utiliza os recursos com a venda dos plásticos para beneficiar cães e gatos atendidos por ONGs e protetores independentes do município. Para se ter uma ideia, em março, 1.537 quilos de ração foram repassados a duas instituições e 30 voluntários.

Conforme a coordenadora do projeto, a professora Rejane Rech, a inclusão da cartela dos medicamentos no trabalho da ONG surgiu por meio da iniciativa dos próprios voluntários:

— Recebíamos junto com as tampinhas saquinhos com as cartelas de remédio, mas não sabíamos se alguém em Caxias recolhia o material. Fiz uma pesquisa e encontrei uma empresa de Minas Gerais que tem todas as certificações para lidar com esse tipo de resíduo. Eles já faziam um trabalho social com a troca de cartelas por cadeiras de rodas — explica.

Por meio da parceria firmada, dois cães receberão castrações gratuitas a cada tonelada de cartelas recolhidas. A empresa Eccoplastic, de Pouso Alegre, também será responsável por arcar com o frete dos materiais até a sede mineira.

— Como não é tão simples reunir uma tonelada de cartela de medicamentos, não sabemos ainda quanto tempo vamos levar para beneficiar os dois primeiros cães. Mas vamos priorizar animais que estão com protetores independentes — reforça Rejane.

Vale ressaltar que a coleta de tampinhas plásticas também continua. Tanto as tampas quanto as cartelas de medicamento podem ser deixadas em mais de 300 pontos de Caxias do Sul. A relação completa dos endereços pode ser conferida na Página do Facebook da Engenharia Solidária: www.facebook.com/engesolidaria. Caso queira ser um voluntário ou ponto de coleta, basta entrar em contato pela fanpage.

Atualmente, as ONGs beneficiadas são a Help Vira-Latas e a Proteção Animal Caxias (PAC), além dos animais que estão sob a guarda de protetores independentes.

Por Alana Fernandes

Fonte: Pioneiro

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.