Projeto propõe transporte de animais domésticos em ônibus, vans e táxis em Londrina, PR

Projeto propõe transporte de animais domésticos em ônibus, vans e táxis em Londrina, PR

A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Londrina aprovou, em reunião realizada na última segunda-feira (27), o pedido de interrupção por tempo indeterminado do projeto de lei da vereadora Daniele Ziober (PPS) que autoriza o transporte de animais domésticos em ônibus do sistema de transporte coletivo de Londrina. Em entrevista ao Portal Bonde, a parlamentar adiantou que a proposta deve ser reapresentada na próxima segunda-feira (3) para uma nova análise dos integrantes da assessoria jurídica da Câmara e posteriormente para apreciação das comissões.

Daniele preferiu retirar a matéria temporariamente para incluir um substitutivo em relação à inclusão do transporte seletivo, como linhas do Psiu, vans e táxis. A permissão será concedida para animais que pesem até 16 quilos e estejam adequados em recipientes apropriados, isento de dejetos, água e alimentos, garantindo também o conforto e segurança dos passageiros. A proteção deverá ser do tipo contêiner de fibra de vidro ou material semelhante.

As empresas poderão autorizar o transporte de até dois animais por viagem das 9h às 17h e 20h até 6h, e, caso não cumpram com o conteúdo do projeto, poderão arcar com multa de até R$ 1 mil reais. Segundo a vereadora, a proposta nasceu depois das constantes demandas de pessoas que não possuem condições financeiras de levar os animais ao veterinário pela falta de veículo próprio.

A mesma ideia já é realidade em algumas capitais brasileiras, como Curitiba, Florianópolis, Vitória, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. “Não restringimos a permissão apenas para cães e gatos, mas outros que são domesticados”, completou a vereadora.

Por Rafael Machado 

Fonte: Bonde 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.