Quais empresas testam em animais?

Quais empresas testam em animais?

As listas disponíveis de “empresas que testam em animais” ou de “empresas que não testam em animais” são elaboradas a partir de informações prestadas pelas próprias empresas, através de seus Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da rotulagem dos produtos, fato que dá margem a dúvidas sobre a imparcialidade e precisão das informações. Supõe-se que a maioria delas, quando questionadas, informem corretamente, uma vez que falsear ou ocultar dados pode resultar em processos judiciais (no Brasil, em especial por afrontar o Código de Defesa do Consumidor).

Mesmo não se obtendo uma informação inteiramente confiável, é importante questionar as empresas a respeito, pois isto as pressiona a adotar medidas substitutivas, ainda que sejam as razões de mercado que as motivem. Envie uma mensagem para as empresas, mas atenção:

– algumas empresas testam em animais alguns produtos e outros não;

– algumas empresas não testam em animais, porém seus produtos contém ingredientes de origem animal, o que significa um impacto ainda maior sobre os animais no que se refere à quantidade daqueles que são explorados. É comum produtos de origem animal estarem ocultos sob códigos indecifráveis para leigos, como nos corantes “vermelho 4”, “vermelho 3”, “carmim”, “cochineal”, “corante natural carmim de cochonilha”, “corante C.I”, “corante ou colorizante E120”, sinônimos de uma substância feita dos corpos secos e esmagados de insetos chamados cochonilha (Dactylopius coccus).

Sugestão de mensagem

Assunto: Teste em animais

Senhores, solicito informações sobre o uso de animais para a elaboração dos produtos desta empresa:

    • esta empresa testa seus produtos e/ou ingredientes em animais? Se não, que tipos de testes utiliza?
    • se esta empresa não testa produtos ou ingredientes em animais, tem alguma garantia que esses ingredientes não foram testados em animais por seus fornecedores? Qual?
    • esta empresa utiliza ingredientes de origem animal em algum de seus produtos?
    • esta empresa está investindo na busca de substitutos a testes e/ou uso de ingredientes animais? Desde quando?
    • se esta empresa não utiliza ingredientes de origem animal e nem testados em animais, bem como o produto final não é testado em animais, essa informação está contida nos rótulos e embalagens dos produtos e no material promocional? Se não, por que?
    • o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) desta empresa está preparado para responder perguntas sobre o tema acima exposto?

Cordialmente,

(nome)
(cidade/estado)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *