Quase 30 cachorros são resgatados em más condições na Serra, ES

Os animais estavam desnutridos e com feridas. Cães estavam com família que não tinha condições de cuidar dos bichos, que foram levados para ONG.

214
Cães são resgatados em más condições na Serra (Fotos: Divulgação/SEMMA)
Cães são resgatados em más condições na Serra (Fotos: Divulgação/SEMMA)

Desnutridos, sem pelagem e com feridas espalhadas pelo corpo. Essa é a situação de 27 cães que foram resgatados na manhã desta sábado (27) através de uma ação integrada entre a Guarda Ambiental, a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Serra e a ONG Sopaes (Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo). Todos eles viviam juntos em uma mesma residência no bairro Planalto Serrano.

De acordo com Regina Mazzocca, que é uma das diretoras da Sopaes, a ONG tomou conhecimento do mau estado dos cães através de uma denúncia feita nas redes sociais, que foi repassada à Prefeitura Municipal da Serra na noite desta sexta-feira (26).

Ao chegarem no local na manhã deste sábado, os agentes constataram o problema. “As donas da casa foram recolhendo esses animais da rua, mas não tinham condições de cuidar deles”, explica o secretário adjunto da pasta de Meio Ambiente da Serra, Ronaldo Freire Andrade. Segundo ele, a família também está em situação vulnerável e, por isso, receberá apenas uma notificação administrativa.

“O local não possuía nenhuma estrutura para os cães. Mas as proprietárias do local não são pessoas ruins. A senhora que os pegou queria cuidar, mas para isso é preciso ter recursos que ela não tem. Ao que parece um pegou sarna e passou para todos os outros. A própria dona da casa tinha feridas pelo corpo”, pondera Regina.

Todos os 27 cães foram levados à sede da ONG Animais Carentes, em Barramares, Vila Velha, mas a Organização precisará de ajuda para arcar com os custos, já que os animais estão fracos e desidratados. Há cadelas no cio e duas já prenhas, além de alguns cães muito idosos e cegos.

Ronaldo Freire também destaca a importância das denúncias para a resolução dos casos de maus tratos. Elas podem ser feitas por meio dos telefones da fiscalização municipal: 08002839780 e 99951-2321.

ADOÇÃO

Para adotá-los, basta entrar em contato com o abrigo Animais Carentes por WhatsApp, no telefone (27) 981667886.

Por Maira Mendonça

Fonte: Gazeta Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.