Quem somos

Senciência é um conceito chave para a discussão ética sobre os animais. Trata-se da junção de dois outros conceitos: o da sensibilidade e o da consciência. Sencientes são os organismos vivos que, além de apresentarem reações orgânicas ou físico-químicas aos processos que afetam o seu corpo (sensibilidade), percebem estas reações como estados mentais positivos ou negativos (consciência). É um indício de que naquele ser existe um indivíduo (um eu) que vivencia e experimenta as sensações, diferenciando-o assim de coisas vivas, como as plantas.

A capacidade de sofrer ou de desfrutar sensações torna estes seres dignos de igual consideração moral em relação aos humanos, dada a extrema relevância desta condição. E a busca por esta igual consideração é a razão fundamental para a existência do Olhar Animal e suas ações pelo fim da exploração dos animais.

A ONG Olhar Animal nasceu em 2006, primeiro como Sentiens Defesa Animal, recebendo o novo nome em 15/06/2009, quando este site ficou online. Porém, nosso trabalho pelos animais se iniciou em 2001, por meio da Sociedade Animal, organização já extinta, e depois pelo Instituto É o Bicho, esta ainda ativa, mas com a qual não mantemos mais vínculos diretos.

Nosso ativismo é PELOS animais e não diretamente COM animais. Atuamos na propagação de informação, organização de eventos, campanhas, mobilizações, proposições legislativas, entre outras atividades. Buscamos a conscientização e sensibilização das pessoas para os interesses dos animais e para a necessidade e o dever moral de defendê-los.