Raramente visto no Brasil, golfinho-de-óculos morre afogado em Navegantes, SC

Raramente visto no Brasil, golfinho-de-óculos morre afogado em Navegantes, SC
Golfinho-de-óculos vive em águas mais frias e raramente é visto no Brasil (Foto: Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos)

Um golfinho-de-óculos, nome popular para a espécie Phocoena dioptrica, foi encontrado morto na manhã de domingo (30) em Navegantes, no Litoral Norte catarinense.

O animal antártico, que tem esse nome em razão da marca ao redor dos olhos, dificilmente aparece em águas brasileira, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e outros órgãos. De acordo com o grupo, só foram registradas três ocorrências dessa espécie no Brasil.

O golfinho media 2 metros e pesava pouco mais de 120 kg. Ele foi levado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Penha, para que a causa da morte seja investigada.

Espuma e areia no pulmão

O que se sabe, segundo o coordenador do projeto, André Barreto, é que o golfinho morreu por afogamento. Ele estava com a mandíbula quebrada e muita espuma e areia no pulmão, o que indicaria que ele se afogou em um local raso. “Só poderemos afirmar com certeza após os resultados laboratoriais, mas tudo indica que ele estava com a saúde em bom estado”, disse Barreto.

Ainda de acordo com o projeto, golfinhos – que pertencem à classe dos mamíferos – podem ser afogar por estresse. Ao contrário dos seres humanos, que respiram involuntariamente, os golfinhos precisam se lembrar de que precisam respirar. Em situações de nervosismo, podem fechar o orifício que permite a respiração, informou o PMP-BS da Univali.

Depois de preparado, o animal deverá ficar exposto no Museu Oceonográfico da Univali, em Piçarras.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *