Rio: Casal de vira-latas que morava em UPP é transferido para abrigo

Rio: Casal de vira-latas que morava em UPP é transferido para abrigo
Violencia obriga PM a levar cães de UPP para abrigos. Na foto, os filhotes da cadela Bela, que estão com a mãe num lar temporário na Tijuca, à espera de adoção (Foto: Leo Martins / Agência O Globo)

Eles viviam felizes e bem alimentados nas cercanias de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Zona Norte. Mas com o esvaziamento das UPPs e o crescimento da violência na região, o casal de vira-latas passou a correr risco de vida e teve um destino semelhante ao de muitos moradores de comunidades que receberam o programa: tiveram que se mudar. Há cerca de um mês, os cães foram levados para a Fazenda Modelo, abrigo municipal de animais, em Guaratiba, por um PM que temia pela vida dos companheiros. Acolhido pelos funcionários e voluntários da instituição, eles foram batizados de a Bela e a Fera. Hoje, não moram mais juntos. Bela estava grávida e teve oito filhotes uma semana depois de ter sido levada ao abrigo. O macho, Fera, precisou ser afastado da companheira, foi colocado em outro canil. Final da historia: a fêmea e sua cria estão num lar temporário na Zona Norte e o macho foi adotado por uma família da Zona Sul.

 

Assim que ficou sabendo do caso, a protetora Rosana Guerra, do Grupo Indefesos, que costuma realizar trabalhos voluntários na Fazendo Modelo, compartilhou fotos e contou o drama dos bichinhos em sua página no Facebook (www.facebook.com/indefesos2). A historia dos animais retirados da favela por causa da violência causou entre internautas. “Mais uma vítima da insegurança do Rio”, lamentou um. “Que tristeza!”, comentou outro.

— Eles são animais muito dóceis. Conquistaram todo mundo. E com certeza eram muito bem cuidados, pois estavam gordinhos, com pelos brilhosos e pareciam muito felizes. Tinham um lar. Infelizmente, foram separados. Podemos dizer que eles foram vítimas desta violência horrível do Rio de Janeiro — lamenta Rosana Guerra.

O casal de vira-latas Bela e Fera (marrom), quando chegou na Fazenda Modelo, trazido por um Policial Militar (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
O casal de vira-latas Bela e Fera (marrom), quando chegou na Fazenda Modelo, trazido por um Policial Militar (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Aos funcionários da Fazenda Modelo, o policial, que estava em seu dia de folga e levou os animais no próprio carro, contou que os cães tinham sido criados desde filhotes pelos PMs. Eram praticamente os mascotes da UPP. Mas, com o clima de guerra que estava na favela, viraram alvo fácil para bandidos. Até porque ficaram associados à imagem da UPP. Ele não quis dizer em qual UPP servia.

— Ele só disse que era da UPP de Benfica, mas não perguntamos mais detalhes. O policial parecia muito sensibilizado e só disse que a comunidade estava em guerra, muito perigosa, e que os dois animais corriam risco de levar tiros. Na hora, pegamos os dois e acolhemos. Os dois devem ter cerca de 3 anos — conta Suelen Ribeiro, administradora da Fazenda Modelo.

Segundo Suelen, está não é a primeira vez que um cachorro é abrigado na Fazendo Modelo para escapar da violência.

— Uma vez teve um cachorro de uma delegacia, que foi trazido por um policial também, porque tinha risco de ele ser morto. Mas depois de um tempo este mesmo policial voltou para adotá-lo — recorda-se.

Bela está abrigada temporariamente na casa da tosadora Cora Nascimento Costa, que encontrou em seu quartinho de empregada um cantinho para receber a cachorrinha e sua ninhada.

—Ela é muito meiga e inteligente. Parece muito feliz e fica sempre atenta aos filhotes. Infelizmente, um deles acabou morrendo. Ele foi levado ao veterinário, mas não resistiu — diz Cora, que torce para que os bichinhos encontrem uma nova família.

Por enquanto, nem Bela nem seus filhotes (apenas um é macho) estão disponíveis para adoção. Primeiramente a mãe terá que desmamá-los. O que só deve acontecer em um mês.

— Eles são lindos. E merecem ter um lar. Que sejam muito felizes — comenta Cora.

Fonte: O Globo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *