Rio terá Curso de Capacitação em Cozinha Vegana

179
Rio terá Curso de Capacitação em Cozinha Vegana

O objetivo do Curso de Capacitação em Cozinha Vegana (120hs) é formar profissionais e pessoas do grande público nos preceitos éticos e competências técnicas que permeiam a alimentação vegana (vegetarianismo estrito) afiançado pela chancela de uma Instituição de Ensino Superior (UNISUAM/RJ – Cursos de Extensão Pra Quem Faz), pensando em ser a referência do mercado aliada ao momento global onde a Dieta Vegana cada vez mais é proposta pelas entidades nacionais e internacionais, da saúde, da gestão ambiental e da soberania e segurança alimentar, entre outros.

Em face da responsabilidade quanto ao pioneirismo e ineditismo deste projeto acadêmico, de seus desdobramentos, prováveis expansões e sobretudo da autenticidade, respeito e relevância da matéria, este curso foi arquitetado e está sendo coordenado pelo Prof. Me. Ugo T. Werneck Vianna e será lecionado por profissionais igualmente veganos, ligados a saúde e bem estar, causas ambientais, agroecologia, ativismo alimentar e defesas dos animais.

A formação do aluno pautado no escopo, Programa Analítico do Curso e nesta abrangência inserirá o mesmo em:

  • Conceitos históricos, antropológicos e éticos dos veganismo;
  • Rumos gastronômicos e seus expoentes (chefs e restaurantes);
  • Fundamentos nutricionais básicos;
  • Técnicas, preparos, finalizações e análise sensorial em: Cozinha Vegana Brasileira, Internacional; de Eventos; Contemporânea (PANCS e Alimentação Viva); Panificação e Confeitaria Vegana;
  • Horticultura Agroecológica (Visita Técnica Supervisionada a UFRRJ).
  • Projeto de criação de Conclusão.

O curso acontecerá de 13/05 até 4/11, quinzenalmente (média-previsão) aos sábados de 8:00 às 17:00, com intervalo de uma hora.

Inscrições em:

Pra Quem Faz
http://aluno-ext.unisuam.edu.br/ambiente-extensao-aluno-atividades-oferecidas/detalhes-atividade/15093

UNISUAM
Av. Paris, 84 – Bonsucesso, Rio de Janeiro – RJ, 21041-020
+55 21 3882-9797 +55 21 3976-9797
Google Maps: https://www.google.com/maps/place/UNISUAM/@-22.865445,-43.252988,18z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0xf3dd300862682520!8m2!3d-22.8677332!4d-43.2547097?hl=pt-BR

O time de profissionais que abraçou este curso e sua ideia com generosidade e seriedade característica daqueles que são comprometidos, e seus históricos são um capítulo à parte, falam por si e já valem o empenho do aluno:

Prof. Me. Ugo Teixeira Werneck Vianna (Projeto e Coordenação)

Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM, 2015), Pós-Graduado em Planejamento e Gestão de Restaurantes com extensão em Didática do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2008), Graduado pelo Curso Superior em Gastronomia e Culinária (2002) e Curso Superior de Produção e Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá (2000). Atuou como chef, consultor gastronômico (conceito, estratégia, gestão, food design) e empresário (Ex-Gourmet Factory, atual Vegan Factory), é Professor do Curso Superior em Gastronomia da UNISUAM (desde 2012) e conteudista das disciplinas de Ecogastronomia e Técnicas em Preparos de Vegetais, tendo lecionado em outras IESs de 2009 a 2016. Autor do livro: Programa de Alimentação Vegana nas Escolas Públicas: um manual para saúde brasileira (2016), ISBN: 978-85-921660-0-7.

Profa. Andrea Henrique

Ela é chef Naturalista, especialista em alimentação vegana e Raw food. Autora dos livros Detox, e Detox 8 que viraram bíblias da gastronomia saudável e se tornaram best sellers, atingindo a marca de 150 mil exemplares vendidos. Defende em todos os seus negócios e projetos uma gastronomia orgânica, natural, vegetariana e sem glúten. Andrea Henrique também é a precursora da alimentação Detox no Brasil.

Fundou em 2005 a Detox in Box sua primeira empresa e o primeiro Delivery de comidas Detox. Também apresenta o programa Projeto Detox do canal GNT, é sócia e chef executiva do Restaurante Pomar Orgânico e da linha de suplementos veganos e sem glúten Pure Health.

Profa. Regina Gondo e Juliana Gondo

Regina Gondo e Juliana Gondo são mãe e filha e donas da Cake Vegan Cake – primeira confeitaria Vegana do Rio de Janeiro – e referência nacional em sua área. A confeitariaexiste desde 2013 e tem uma sólida reputação entre público e crítica. A dupla promove workshops desde 2015 que vem rodando o Brasil, bem como consultorias para empreendedores interessados na confeitaria Vegana, com grande sortimento de produtos sem glúten e sem açúcar.

Prof. Bernardo Mota

Bernardo Mota é consultor gastronômico e empresário no segmento Vegan Food imergiu na especialização da alimentação livre de produtos de origem animal, após se formar em Gastronomia (UNIRIO, 2006). As proficiências técnico-acadêmicas adquiridas na Alimentação Vegana (sobretudo raw food), se deram em Instituições referênciais: Gaia Education Design para Sustentabilidade (RJ, 2009); Dra. Ann Wigmore Natural Health Institute (Rincón, Porto Rico, 2009); The Raw Food School (Londres, 2009); 105 Degrees Matthew Kenney Raw Food Academy (Oklahoma, 2010); Natural Gourmet Institute (Nova Iorque, 2010). Trabalhos recentes em restaurantes e eventos (consultoria, supervisão, oficinas): Pomar Orgânico (RJ, 2014); Detox in Box (RJ, 2013); Rio + 20 (RJ, 2012); Gourmet Praia (RJ, 2011); Maritime Center, Chelsea Piers (Nova Iorque, 2010).

Prof. Dr. Clarindo Aldo Lopes

Professor Titular Clarindo Aldo Lopes (UFRRJ). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRRJ. Assessor da Reitoria da UFRRJ entre março de 2004 à março de 2017. Entre 2012 e 2017 coordenou a produção vegetal de orgânicos especificamente para o Restaurante Universitário da UFRRJ. Publicou artigos, resumos e capítulos de livros nas áreas de Ciências Agrárias, Educação Agrícola e Agroecologia. Atuou na Coordenação do Curso de Agronomia e na Direção do Instituto de Agronomia.

Profa. Inês Braconnot

Inês Braconnot, formou-se pela Matthew Kenney Culinary (EUA), uma escola de culinária de “raw food” como é conhecida no mundo todo a alimentação vegetariana e crua.
Em 2015 lançou o livro, “Cozinha sem Fogão” pela Editora Senac e em 2016 abriu o primeiro restaurante contemporâneo sem um fogão, o RÓ raw&wine, no Rio de Janeiro.

Rio terá Curso de Capacitação em Cozinha Vegana

Fonte: Organizadores do curso

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.