Saguis são encontrados mortos com suspeita de envenenamento em São Cristóvão, SE

Saguis são encontrados mortos com suspeita de envenenamento em São Cristóvão, SE
Animal morto encontrado no condomínio (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

O macaco tem o nome científico de Callithrix, conhecido como sagui ou mico na região nordeste do Brasil. Vários animais desta espécie apareceram doentes ou mortos em um condomínio localizado no Conjunto Rosa Elze, município de São Cristóvão, na Grande Aracaju (SE). A população está assustada e teme os riscos.

Segundo os moradores da região, é comum a presença dos macacos. Uma área de mata cerca o condomínio. O local atualmente passa por especulação do mercado imobiliário.

“Começou com um animal, ele ficou jogado pelos cantos. Fui em busca da Polícia Ambiental e eles tiveram aqui. Disseram que não existia ferimentos no animal e foram embora. Tinha receio de ser uma doença contagiosa. E meu medo se concretizou, a doença se espalhou para quase todos os macacos”, disse a professora Carla Mesquita.

Os moradores estão preocupados que a doença possa ser febre amarela. Segundo o síndico do prédio, Hermano Júnior, os animais ficam fracos. “Tem essa questão da febre amarela em alguns locais do país e nós estamos com medo justamente disso”, afirma Hermano Júnior.

A equipe da vigilância em saúde do município de São Cristóvão coletou uma amostra para análise. Ainda não há previsão para que o resultado seja divulgado. A orientação é para que os moradores tenham cuidado.

“Fizemos a coleta do material e iremos encaminhar para análise no Laboratório Central de Saúde do Estado de Sergipe para que a gente possa possuir um resultado o mais rápido possível. Ainda não tem como dizer o que está acontecendo. A gente suspeita que pode ser um envenenamento. É preciso alertar a população para não entrar contato com os animais”, explica Danielle Rodrigues, diretora de vigilância em saúde de São Cristóvão.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *